Mobilidade participa de seminário sobre acessibilidade e inclusão

16/03/2018 10:40:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

O conhecimento e parcerias serão aplicadas em nosso município.

Profissionais da Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé se qualificaram em seminário em Brasília-DF para aplicarem no município soluções para questões de acessibilidade das pessoas com deficiência, relativas também aos idosos e ao seu estatuto e a medidas protetivas ao pedestre. Outros temas abordados foram as novas tecnologias para o setor e a participação popular na política de mobilidade.

O '2º Seminário de Acessibilidade e Mobilidade Urbana na perspectiva Equidade e Inclusão Social' foi realizado nos dias 7 e 8, na Universidade Nacional de Brasília (UNB). Participaram da formação quatro profissionais da Secretaria de Mobilidade, representando os setores de Engenharia de Trânsito, Transporte, Educação do Trânsito e Consultoria Técnica.

O evento contemplou os eixos temáticos: 'Transporte como direito social: a importância da participação e controle sociais'; 'O protagonismo do idoso na mobilidade urbana'; 'Mobilidade e trânsito sob a égide da equidade'; e 'Inovação e tecnologia aplicadas à mobilidade e inclusão social', tendo como protagonistas as pessoas surdas, pessoas com deficiência, pessoas com mobilidade reduzida, idosos e todos aqueles que têm interesse nos temas que compõem o evento.

O secretário da pasta, Carlos Roberto Oliveira, considera que um dos principais frutos do seminário foi a parceria com o grupo de estudos da universidade e também com o Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes da Universidade de Brasília (Ceftru), que se dispuseram a prestar consultoria na Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé.

Durante o evento, foram apresentadas estatísticas de morbimortalidade no trânsito envolvendo idosos e medidas protetivas ao pedestre idoso entre outras problemáticas ligadas à acessibilidade que estão recebendo atenção da secretaria. "Qualificar os profissionais da Mobilidade é de grande valia, pois o conhecimento adquirido e parcerias firmadas na ocasião serão aplicadas em nosso município", salienta o secretário.


Fotos Relacionadas