Mulheres da pesca realizam encontro estadual em Macaé

06/06/2005 18:45:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foi realizado no último domingo no distrito de Glicério, o 2º Encontro Estadual das Mulheres Trabalhadoras da Pesca. O evento teve como objetivo o resgate da auto-estima e a troca de experiência entre as profissionais.

Na oportunidade o secretário de Agricultura de Macaé, Francisco Machado anunciou que em breve as mulheres descascadoras de camarão irão realizar seus trabalhos com mais dignidade. “A Prefeitura está fazendo adaptações na Cooperativa de Pesca para que elas possam utilizar o local”, disse.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas da Pesca da secretaria de Agricultura, Rose Mary Ribeiro, atualmente em Macaé cerca de 80 mulheres trabalham com filetagem de pescado e descascando camarão, sendo a maioria mulheres de pescadores.

As descascadoras de camarão Claudinéia Joaquim e Aldinéia da Silva disseram que com o novo espaço poderão aumentar sua renda que hoje fica em torno de R$ 500. “Prefiro descascar camarão há trabalhar como empregada doméstica. Amo o que faço”, falou, Claudinéia.

O encontro reuniu trabalhadoras dos municípios do Rio de Janeiro, Niterói, Farol de São Thomé, Cabo Frio, Barra de São João, Itaperuna, que participaram de palestra sobre a preservação do meio ambiente. “É preciso que o homem esteja mais consciente de que é preciso cuidar do local de onde provém o seu sustento”, disse Rose.

Dentro desta linha de preservação do meio ambiente e geração de renda a Fundação Macaé de Cultura, iniciou um curso de artesanato destinado as famílias de pescadores onde as matérias primas são escamas de peixes e o couro do perua.

A professora Sonia de Souza afirma que é possível fazer vários objetos com estes materiais. “Podemos fazer arranjos, bijoterias, bolsas, cintos, cortinas, quadros, basta soltar a imaginação”.

As aulas estão sendo ministradas no bairro da Fronteira, as a presidência da Fundação pretende ampliar para outros bairros.