Museu se consolida como ponto de encontro da cidade

18/06/2019 09:58:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo - Arquivo Secom

Nesta terça-feira (18), às 19h, será exibida gratuitamente a comédia ‘O Mistério de Henri Pick’

Antes mesmo de começar a sessão no auditório do Solar dos Mellos, museu no Centro da cidade de Macaé, os espectadores se reúnem no pátio para saborear caldos, chocolates e outras delícias oferecidas pelos empreendedores do setor de gastronomia, que são assíduos durante os projetos culturais no museu. Outros visitantes preferem degustar os produtos depois das sessões, curtindo o friozinho da estação. Entre os parceiros dos projetos e os frequentadores da casa há uma observação em comum: o museu já é ponto de encontro cultural e de convivência da cidade.

A empreendedora Viviane Dantas, dos Gelados da Vivi, assim que o clima mudou, adaptou-se para boas vendas em junho e julho. Além dos geladinhos, durante os eventos no Solar, ela está oferecendo caldos variados que são feitos com a ajuda de sua mãe.

"Os projetos são muito bons e está sendo muito gratificante participar. A estratégia de oferecer os caldos foi boa, porque os visitantes têm procurado bastante. Eles estão ficando mais à vontade para entrar e conhecer o museu. Já notamos que estamos numa nova fase, melhor do que aquela do começo dos projetos. Toda semana trago caldos diferentes e o que tem saído mais é o de aipim. Pretendo continuar fiel às atividades do museu", disse Vivi.

Este mês, o cinema francês se somou aos projetos culturais da agenda mensal da Secretaria de Cultura no museu. Eles abrangem música, poesia, exibição de curtas-metragens, exposições, palestras, rodas de conversa, entre outros. Em apoio ao Festival Varilux de Cinema Francês e Aliança Francesa, o museu (pela primeira vez), além do Teatro Municipal, exibem toda a programação do festival. Na última semana, foram duas sessões gratuitas no Solar e serão mais duas nesta.

Programação

Nesta terça-feira (18), às 19h, será exibida no museu a comédia ‘O Mistério de Henri Pick’, dirigida por Rémi Bezançon. O filme, com duração de 1h40 e censura 12 anos, conta a história de uma jovem editora, que, em uma biblioteca da Bretanha, descobre um surpreendente manuscrito e decide publicá-lo. O romance se torna um best-seller. Entretanto, Henri Pick, o suposto autor falecido dois anos antes, era um pizzaiolo que, segundo sua viúva, nunca teria escrito nada. Por isso, um famoso crítico literário, convencido de que se tratava de uma fraude, decide liderar a investigação. Na segunda-feira (17), o filme ‘Cyrano Mon Amour’, também do festival, foi o apresentado.

Na quarta-feira (19), será a vez dos curtas regionais. O projeto ‘Curta no Museu’ apresentará, com censura 16 anos, o filme ‘Vigilante’ de João Victor Borges, que conta com a atuação de Alexandre Amador, formado pela Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart). O filme provoca uma reflexão sobre a vida em um mundo monitorado, em que algumas verdades vão além das câmeras. Também será reprisado, a pedido dos frequentadores do projeto, o drama “A Carta” da macaense Cia. Grotoskos. Este curta enfoca um casal que vê a sua vida transformada por uma carta. Logo após as sessões haverá uma Roda de Conversa com convidados das produções dos curtas-metragens e mediada pelo produtor do ‘Curta no Museu’, Hélder Santana.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, no Centro. O telefone para mais informações é 2759-5049.