Museu tem qualificação para formalização de empresários

26/02/2019 10:45:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

A palestra, às segundas-feiras, às 14h, é pré-requisito junto à Casa do Empreendedor

Com o objetivo de promover a educação nos museus, no Solar dos Mellos passam a acontecer semanalmente, às segundas-feiras, às 14h (auditório Presidente Washington Luis), palestras do Sebrae voltadas para pessoas que desejam se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI). A ‘Passo a Passo para a formalização MEI’ já foi oferecida em janeiro no museu, especialmente para os artesãos e empreendedores do ramo da gastronomia que participam do projeto da Secretaria de Cultura, ‘Quintas no Museu’. Agora esta iniciativa se amplia, tornando-se pré-requisito para entrada no processo de formalização pela Casa do Empreendedor de Macaé.

Por meio desta parceria entre a Prefeitura de Macaé e o Sebrae, os que procuram a Casa do Empreendedor para a formalização são orientados a participar da palestra, que mostra quem pode ser MEI e quanto custa. Fora isso, a responsável do Sebrae por Formação para os Microempreendedores Individuais (MEIs), Silvia Andréa Romão, tira dúvidas sobre a Previdência Social e sobre as obrigações do MEI. Também é apresentado o papel do MEI para a empregabilidade e para o desenvolvimento econômico regional.

"Ao final da palestra, os interessados na formalização como MEI recebem uma declaração assinada pelo representante do Sebrae", ressalta Silvia Andréa.

Além desta iniciativa em prol da Cultura Empreendedora, estão acontecendo no Solar dos Mellos as oficinas de quatro horas de duração do ciclo ‘Sei’ do Sebrae. A próxima, ‘Sei Vender’, será na quinta-feira (28), das 13h às 17h, durante o ‘Quintas no Museu’, com inscrições esgotadas. Depois de concluídas as quatro oficinas do ciclo, os empreendedores serão certificados pelo Sebrae.

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, fica na Rua Conde de Araruama, 248, no centro da Cidade. Todas as atividades no museu são gratuitas. Já a Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, funciona na Rodovia Amaral Peixoto, s/n - Barra de Macaé, em frente ao Estádio Cláudio Moacyr, de 8h às 17h.

O espaço visa dar celeridade aos trâmites de abertura de empresas e obtenção de suas licenças municipais de funcionamento. Em parceria com a Secretaria de Fazenda, por meio da ferramenta Alvará on line - Regin, as informações da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), nos processos de abertura de empresas, são unificadas eletronicamente.

Os principais serviços oferecidos na Casa do Empreendedor são: consulta prévia de local; alvará de funcionamento; abertura, alteração e baixa; boletim de ocupação e funcionamento; capacitação empresarial; acesso a crédito; orientações do Sebrae e da Jucerja. Os benefícios também podem ser encontrados nas unidades do Macaé Facilita (Barra, Córrego do Ouro e Sana).