Nota oficial: Segurança Macaé

09/01/2018 22:27:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Marcial Ximenes

Reunião no batalhão da PM com representantes das polícias Federal, Militar e Civil, e o prefeito Dr. Aluízio

Operação policial reunindo as polícias Federal, Militar e Civil atuou durante toda esta terça-feira (09) em Macaé, no enfrentamento com o tráfico no bairro Lagomar e em parte da cidade. A atuação prosseguirá durante a noite até que a normalidade seja retomada. O transporte coletivo volta a circular às 5 horas desta quarta-feira (10).

A força policial recebeu reforço de oficiais vindos das cidades de Campos, Itaperuna e Santo Antônio de Pádua. Dois helicópteros, carros blindados e o caveirão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro estão em Macaé para reforço da operação. Durante a noite desta terça-feira e a madrugada de quarta-feira a Polícia Militar estará nas ruas da cidade com Equipe Tática para Pronta Resposta, visando rápido acionamento se necessário.

A Polícia Rodoviária Federal coopera na operação monitorando e controlando os acessos do município.

No enfrentamento, cinco suspeitos foram baleados. Destes, três foram autuados em flagrante, sendo dois levados para a 123ª Delegacia de Polícia e um continua internado no Hospital Público Municipal (HPM). Os demais ainda serão ouvidos na Delegacia de Polícia.

As unidades de saúde que operam em sistema de emergência 24 horas contarão com reforço da Guarda Municipal durante toda a noite. Pela manhã as viaturas darão suporte nos terminais de transporte.

À frente da operação estão os delegados da Polícia Federal, Felício Laterça; Civil, Rodolfo Maravilha Franco; e o Comandante da 32º BPM, Coronel Marco Aurélio Vollmer.

Transporte Público

Por orientação das autoridades de segurança pública, após cinco coletivos serem incendiados, os carros foram recolhidos no fim da tarde desta terça-feira, retomando circulação às 5 horas desta quarta-feira. Como medida de segurança para os usuários do transporte público, os ônibus farão paradas em locais diferentes dos de praxe. Moradores das Malvinas e do Botafogo deverão embarcar em frente a Fábrica Lynce; do Lagomar, no Terminal Lagomar; e da Nova Holanda e da Fronteira no Estádio Claudio Moacyr (Moacyrzão).

Boatos e notícias falsas

Durante toda terça-feira páginas de Facebook e grupos de Whatsapp receberam postagens de falsas informações, vídeos e áudios que não condiziam com a realidade, contribuindo para o clima de insegurança no município. A população deve se manter informada somente pelos órgãos oficiais policiais ou na página da Prefeitura de Macaé.