Nova iluminação na Praia do Pecado traz economicidade de 90%

15/08/2017 11:19:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Bruno Campos

As lâmpadas de led são mais eficientes do que as comuns

Para melhorar a segurança e, ainda, trazer economia aos cofres municipais, a Prefeitura de Macaé concluiu a instalação da nova iluminação na orla da Praia do Pecado. O sistema retirado consumia 54.747 kwh/mês de energia. Com a implantação das lâmpadas de led, o consumo baixou para 5.229 kwh/mês, cerca de 90% de economicidade.

A ação, sob a responsabilidade da Secretaria de Infraestrutura, por meio da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos – Coordenadoria Geral de Iluminação Pública, aconteceu em um trecho de dois quilômetros.

De acordo com o coordenador geral de Iluminação Pública, Marcelo Oliveira, foram instalados 12 postes com três pétalas, 38 postes com duas pétalas, utilizando lâmpadas de led de 126kw, que corresponde a uma lâmpada de 250wh, e de 180wh, correspondente a uma lâmpada de 400wh.

A iniciativa faz parte do projeto Macaé Luz. A ideia é assegurar a utilização dos espaços pela população. Diversos pontos do município recebem a substituição de luminárias de alta potência por lâmpadas de led. O projeto prevê, ainda, gerar uma economia nos cofres públicos de até 60%.

A primeira fase do projeto incluiu a Rodovia Norte Sul e a orla da Praia de Imbetiba, abrangendo parte da Rua da Igualdade até o trecho em frente ao cemitério. O projeto também realizou manutenção de luminárias metálicas em pontos específicos, como trecho da Rodovia Amaral Peixoto (Praça da Barra até o Bar do Coco). "Concluímos a primeira etapa e a ideia é expandir essa ação para outros locais da cidade", frisa Marcelo.

Lâmpadas de led

As lâmpadas de led são mais eficientes do que as comuns, pois produzem a mesma quantidade de luz, utilizando bem menos energia. Além disso, a geração de calor durante esse processo é praticamente nula, o que ajuda na economia energética.

Dique Luz

Paralelo à ação, a prefeitura também conta com o Disk Luz. Para solicitação de reparos é fundamental que a população entre em contato pelo número 156. O serviço funciona das 9h às 20h, de segunda a sexta-feira e das 9h às 18h, aos sábados. A ligação é gratuita quando realizada de um telefone fixo. Também está disponível o número (22) 99979-5226, que funciona como atendimento de demandas via WhatsApp.


Fotos Relacionadas