Nova Vida promove tarde de animação no asilo

14/11/2017 15:01:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Idosos e adolescentes, juntos, mostram que a felicidade é uma tarde com música e amor

Na tarde desta segunda-feira (13), um grupo de adolescentes do Programa Nova Vida marcou presença no Asilo Recanto dos Idosos, no bairro São José do Barreto. Com atividades animadas, bate papo e boa e energia, o grupo culminou o encontro com a entrega de 289 itens de higiene pessoal.

 

Segundo a psicóloga do programa, Dayane Cruz, a ideia era reunir e confraternizar os 150 meninos e meninas do Nova Vida, com os idosos, ação que ainda frutificou com a colaboração de produtos como escovas e pastas dentárias, fraldas geriátricas, sabonetes e outros.

Uma atividade que resgata a cidadania

O Nova Vida é um programa municipal que funciona há 26 anos em Macaé. Seus estagiários passam um turno do dia trabalhando numa secretaria municipal e no outro turno são estudantes. Eles recebem meio salário mínimo por mês. Esta é uma oportunidade na qual aprendem a trabalhar, sendo assim incluídos socialmente, além de terem a cidadania valorizada.

Os adolescentes são integrantes de famílias em vulnerabilidade social e o dinheiro no fim do mês representa uma ajuda aos pais e responsáveis, que arcam com a despesa da casa. O Nova Vida ainda contribui para a valorização do estudo, pois para ingressar nele é preciso estar apto na escola e ter frequência escolar satisfatória.

Muitos adolescentes que hoje estão no programa são encaminhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), na Fronteira, ou pelo Conselho Tutelar. Inclusive, meninos e meninas da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) também são recebidos no programa.

Eles têm a oportunidade de desenvolver trabalhos educativos nos setores da prefeitura e em órgãos federais, atuando apenas na área administrativa. O lema do Programa Nova Vida é "Incluir para Capacitar". O Nova Vida é um programa e não um projeto, tem como base a Lei Municipal 2606/2005, é exclusivamente municipal, custeado pela Prefeitura de Macaé.

O Nova Vida tem parceria com o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE), que oferece programa de desenvolvimento pessoal; com a Faculdade Salesiana, responsável por capacitações mensais em diversas áreas; com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras); com psicólogas voluntárias que fornecem orientações vocacionais, além de parceria com a Secretaria de Educação, que proporciona aos adolescentes cursos de informática.


Fotos Relacionadas