Novas perspectivas profissionais para jovens do Sem Fronteiras

09/08/2005 15:52:37 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Os 80 alunos do Projeto Sem Fronteiras recebem nesta quarta-feira, às 14h, certificado de conclusão dos cursos de qualificação profissional, oferecidos pela Secretaria de Trabalho e Renda (Semtre) no primeiro semestre.

Entre os assuntos abordados, os alunos aprenderam sobre relações interpessoal e intrapessoal, empregabilidade, a importância da educação no crescimento profissional e como se portar numa entrevista. Além dos 80 alunos, há ainda uma lista de espera com 65 alunos inscritos. O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado espera poder ampliar o número de vagas.

Segundo Bogado, no segundo semestre, os cursos terão prosseguimento com outros temas, sendo que para os novos alunos, os temas serão os mesmos. Os encontros com os alunos do projeto acontecem sempre às quartas e quintas-feiras, numa das salas da Incubadora de Cooperativas. O programa atende jovens de 16 a 24 anos.

Através de parcerias firmadas entre a Semtre e empresas privadas já foi possível estabelecer convênios. A empresa Serviços Marítimos Continental e Ong Viva Rio disponibilizou 60 vagas no curso informática para os alunos do Sem Fronteiras. O secretário espera poder formalizar outros convênios para aulas de inglês e redação para os alunos.