Novas tecnologias chegam aos ônibus do sistema integrado de transporte

18/12/2014 18:41:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

Alguns ônibus já contam com redes Wi-Fi

Os usuários do transporte público de Macaé já podem aproveitar o tempo em que estão dentro dos coletivos conectados à internet. Isso porque alguns ônibus do sistema integrado de transporte já contam com redes Wi-Fi. Funcionando em caráter experimental em dez veículos, o sistema oferece sinal gratuito para os passageiros que usam smartphones para lazer ou trabalho enquanto estão no trânsito.

Com a possibilidade de conectar o celular à internet sem fio, a intenção é criar um ambiente mais favorável ao transporte público para que o tempo em que o usuário está dentro do coletivo seja utilizado com qualidade e com as comodidades da vida moderna. Assim, além do trabalho e dos projetos em elaboração para que as viagens sejam mais rápidas e seguras, também acrescenta-se qualidade ao trajeto.

- O transporte público é o meio mais inteligente de deslocamento e estamos elaborando um grande estudo nesta área, que nos servirá de base para que todas as iniciativas proporcionem rapidez, segurança e conforto ao usuário. Isso inclui a solução para gargalos viários, criação de corredores exclusivos entre outros projetos. E inclui também proporcionar tudo que o transporte público pode oferecer de bom, como as novas tecnologias –, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

Além dos dez ônibus que já circulam com redes Wi-Fi, o diretor-executivo da empresa que presta o serviço de transporte urbano em Macaé, Renato Monteiro, adianta que a intenção, após a avaliação do período de testes, é aumentar o número de coletivos com a tecnologia:

- É uma constante a preocupação em oferecer um serviço diferenciado ao usuário e a intenção é estender o serviço a partir da aprovação do teste. Com isso oferecemos mais qualidade ao passageiro quando ele está embarcado –, explicou.

Tecnologias – Além das redes Wi-Fi, outros coletivos de Macaé estão testando um sistema de indicação por voz, o “voicer”. Neste caso, cinco coletivos estão circulando pela cidade com esta tecnologia que permite ao passageiro, por exemplo, receber informações sobre os pontos de parada, a proximidade de locais como escolas e hospitais. A frota, que é adaptada para pessoas com necessidades especiais e dificuldade de locomoção, também é monitorada por meio de câmeras e pelo Sistema de Monitoramento por GPS.