Novo Cavaleiros participa de oficina do Plano Diretor

19/09/2005 17:33:00 - Jornalista: Catarina Brust

Para onde a cidade vai crescer? Como os instrumentos da nova Lei poderão ajudar os cidadãos a ter mais qualidade de vida? Quais as necessidades da comunidade que o Plano Diretor poderá suprir? Essas e outras perguntas serão esclarecidas nesta terça-feira (20) durante a Oficina de Mobilização da Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad). O evento acontece às 19h, na Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval, Novo Cavaleiros.

Macaé é uma das cidades do país que mais cresce: enquanto a maioria das cidades do Brasil tem um índice anual de 1,3%, Macaé tem um crescimento de quase 4% ao ano. “Toda a indústria offshore da Bacia de Campos está localizada em Macaé. A cidade é beneficiada com o desenvolvimento, mas também enfrenta as conseqüências do crescimento desordenado. Esse é o momento – com a elaboração do Plano Diretor – de estarmos planejando a cidade para o futuro, direcionando através da Lei, mecanismos que possibilitem o desenvolvimento sustentável do município e onde o governo municipal vai aplicar os recursos”, explica Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor.

As Oficinas de Mobilização fazem parte do processo de elaboração do Plano Diretor. A equipe técnica da Cogeplad programou 30 oficinas com a finalidade de promover ao máximo, a participação popular. As oficinas começaram em junho e vão até outubro. “Nossa intenção é explicar diretamente à população o que é o Plano Diretor, como ele vai ajudar o município e fomentar a discussão com os moradores sobre os problemas da cidade. Não existe uma fórmula pronta para elaborar um Plano Diretor, criamos uma metodologia de trabalho com a finalidade de elaborar uma nova Lei com características próprias para nosso município”, disse Didonet.

As demandas apontadas nas oficinas são anotadas pela equipe técnica da Cogeplad, e vão ser discutidas com mais profundidade, em novas oficinas de trabalho. Outra etapa de elaboração do Plano Diretor são as Câmaras Temáticas – formada por grupos de trabalho – que vão estar elaborando propostas, para as demandas apresentadas nas oficinas e no levantamento de dados sobre o município de Macaé.