Núcleo de Oncologia comemora mês da mulher

10/03/2017 10:42:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: João Barreto

Atividades realizadas nesta quinta incluíram cuidados com a beleza

Em comemoração ao mês da mulher as funcionárias e usuárias do Polo Municipal de Oncologia de Macaé foram homenageadas, nesta quinta-feira (9), com um Dia da Beleza. Elas receberam dicas de cuidados com a pele, limpeza de pele, maquiagem e sorteio de brindes.

A coordenadora do Polo, Ana Terra, foi presenteada pelas usuárias com uma almofada personalizada, confeccionada pelas pacientes. "Essa tarde foi pensada para retribuir o carinho das profissionais da unidade com os pacientes e mais uma vez, somos surpreendidas", disse.

A empregada doméstica, Edileia Vilas Boas, há dois anos frequenta o Núcleo de Oncologia, desde descobriu o câncer de mama. Hoje, ela leva uma vida normal, voltou a trabalhar, faz acompanhamento com psicóloga e há um ano terminou a quimioterapia. "A equipe aqui é nota mil, do pessoal da cozinha, passando pela recepção à equipe multiprofissional".

Oncologia - O Polo de Oncologia esta localizado na Rua Visconde de Quissamã, 674 e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h. A unidade conta com equipe multiprofissional composta por médicos (oncologista, dermatologista, urologista, clínico geral), fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social.

A coordenadora do serviço explica o atendimento prestado no local. "Assim que a pessoa é diagnosticada com câncer ela deve procurar o Núcleo de Oncologia, onde é feita a triagem para saber se o tratamento será feito no município ou em outra cidade, neste último caso ele é inserido no Sistema Estadual de Regulação, de acordo com a necessidade do paciente", frisou.

Para dar mais agilidade ao atendimento, o Polo funciona ainda com a regulação de oncologia, com autorização de exames. "O paciente com câncer hoje, sai do médico com o pedido de exame e imediatamente ele é autorizado na unidade para marcação e realização. Já o serviço de quimioterapia é feito no Hospital São João Batista", contou Ana Terra.

Atualmente, o município atende os pacientes com câncer de mama, útero, pulmão, reto, estômago, ovário, vesícula, sigmóide, vagina, ânus, intestino, testículo, próstata, pênis, rins e pâncreas com tratamento cirúrgico e quimioterápico. Ana Terra ressalta que mesmo os pacientes que são encaminhados para outras cidades recebem atendimento na unidade.

Outra novidade é a realização da biopsia de próstata no município, o exame que antes era feito no Rio de Janeiro para apenas quatro pacientes por mês, hoje pode atender a toda demanda da cidade.

Acolhimento - A cada 15 dias, a equipe de psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social realiza o grupo de acolhimento com os novos pacientes que depois seguem com atendimento individual. Os familiares dos pacientes também recebem assistência da equipe multiprofissional, principalmente, da psicologia.

Outro atendimento é a Roda de Conversa, que acontece toda última quinta-feira de cada mês, em que um profissional é convidado para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes e familiares.

Atendimento aos usuários acontece da seguinte forma: oncologista (segunda-feira), dermatologista (terça-feira), urologista e clínico geral (quarta-feira), clínico geral (quinta-feira) e dermatologista (sexta-feira).


Fotos Relacionadas