Obra do bloco D da Cidade Universitária entra em nova fase

06/07/2018 12:05:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Guga Malheiros

A obra marca compromisso da Prefeitura de Macaé em oferecer educação de qualidade

O bloco D, que está sendo construído na Cidade Universitária para abrigar o Instituto de Ciências da Sociedade da Universidade Federal Fluminense (ICM/UFF-Macaé), está em fase de conclusão da fundação e iniciando a superestrutura, que são os pilares, vigas e lajes superiores. A obra marca o compromisso da Prefeitura de Macaé de oferecer a todos educação de qualidade integrada e gratuita – do pré-escolar ao ensino superior – e tem fortalecido a parceria no modelo de interiorização do ensino, pesquisa e extensão.


A construção segue o cronograma previsto e o bloco é feito no padrão dos demais. Serão 4.500 metros quadrados de área construída, com três pavimentos. No térreo, funcionarão a secretaria, salas da direção e de professores, biblioteca, diretório acadêmico, auditório com capacidade para até 200 pessoas, copa e sanitário, e os pavimentos um e dois terão 15 salas de aula cada, constituindo, ao todo, mais de 40 espaços para a população acadêmica. Todo esse investimento somará R$ 12 milhões custeados integralmente pela administração municipal e faz parte do projeto de expansão da Cidade Universitária, que consolida Macaé como a 'Cidade do saber e do conhecimento'.

- Estamos muito otimistas com o fortalecimento da parceria estabelecida entre a UFF e a prefeitura, que foi sensível no acolhimento da universidade, o que, certamente, resultará em melhoria significativa da qualidade do ensino e, consequentemente, no retorno social que a UFF oferecerá para o município de Macaé - disse o vice-reitor e reitor eleito para 2018-2022, Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.

A Cidade Universitária, da Prefeitura de Macaé, é referência em educação superior na região e no país por abrigar, no mesmo espaço e gratuitamente, diferentes instituições de ensino superior. Com cinco mil e quinhentos alunos, o polo tem a FeMASS, a UFF e a UFRJ que, juntas, oferecem 18 cursos de graduação e seis de pós-graduação. Está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.