Observação de aves: Parque Atalaia e APA do Sana recebem visitantes neste sábado

09/10/2015 14:09:00 - Jornalista: Assessoria Secretaria de Ambiente

Foto: Rogério Peccioli

Prática permite apreciar belas aves, além de ser uma ferramenta de preservação

Neste final de semana, Macaé terá uma data especial para os amantes da prática de observação de aves (ou birdwatching). O município, que abriga em sua fauna mais de 400 espécies diferentes de aves, estará com seus parques e áreas de proteção prontos para receber seus visitantes que estejam participando do “BR BigDay Primavera 2015”, um dia nacional para observação das aves. Cidades de várias partes do Brasil estarão participando desta atividade, em celebração ao Dia das Aves (último dia 5 de outubro).

O Parque Atalaia, em Córrego do Ouro, e a Área de Proteção Permanente (APA) do Sana estarão com técnicos e biólogos da Sema à disposição dos visitantes neste sábado (10), das 9h30 às 16h, para tirar dúvidas e dar orientações. A observação de aves vai muito além do que apreciar as belezas da natureza: é sim mais uma ferramenta de preservação do meio ambiente. É uma atividade de lazer, onde os praticantes apreciam as aves livres em seus ambientes naturais.

Cada praticante tem seu próprio estilo, alguns gostam de observar as aves com binóculos e fazer listas, outros preferem fotografar, filmar, gravar sons ou utilizar todas estas ferramentas juntas. Atualmente, são mais de 30 mil observadores de aves no Brasil.

- A observação das aves é uma atividade reconhecida como grande aliada da conservação, e, em Macaé, temos diversos participantes. Por isso, os nossos parques estarão à disposição daqueles que queiram registrar a nossa bela fauna macaense -, destacou o secretário de Ambiente de Macaé, Gerson Lucas Martins.

Ainda como parte das comemorações do Dia das Aves, a Secretaria de Ambiente (Sema) lançou o Concurso Cultural “Fotografando Aves”, que tem o objetivo de convidar o cidadão a enviar fotos de pássaros registradas no município. Cada participante pode enviar até três imagens, com seus dados pessoais, que serão avaliadas por votação popular na página da Secretaria no Facebook (www.facebook.com/ambientemacae). As imagens podem ser enviadas até o dia 13 de outubro.


Fotos Relacionadas