Odontologia atende por livre demanda nas unidades de saúde

20/03/2017 10:42:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Na livre demanda são atendidas diariamente nove pessoas no período da manhã

Quem precisa de atendimento odontológico municipal, deve procurar uma unidade de saúde de seu bairro que ofereça o tratamento, destinado para crianças e adultos. A livre demanda funciona sem a necessidade de agendamento prévio. Para isso, é necessário que os pacientes cheguem aos locais no período da manhã, pois são disponibilizadas diariamente nove vagas.

A coordenadora da Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, explica que para ser atendido basta a pessoa comparecer aos locais onde é oferecido o tratamento com dentista com o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "As vagas são limitadas e para ter atendimento o paciente tem que chegar ao local cedo", enfatizou.

Ela acrescenta ainda que o paciente primeiro passa por uma consulta, na qual é examinado pelo profissional. São realizadas obturações, extrações e canais. Quem tiver duas faltas sem justificativa, durante o tratamento, terá o atendimento interrompido.

De acordo com a Coordenadoria de Odontologia Coletiva somente este ano, foram registrados, em janeiro, 9.373 procedimentos. No mês de fevereiro, foram registrados 8.852, por ser menor e ter o feriado de Carnaval. Cada atendimento pode implicar em um ou mais procedimentos.

Atividades educativas nas escolas - A coordenadora da Odontologia Coletiva, Carla Bittencourt, destaca os resultados com o trabalho de sensibilização nas escolas. O objetivo é introduzir uma educação bucal, evitando problemas dentários.

No ano passado, os profissionais da coordenação realizaram atendimentos em escolas das Malvinas, Engenho da Praia, Nova Holanda, entre outros bairros, com a finalidade de realizar atividades educativas com a demonstração da escovação correta e aplicação de flúor.

- As atividades são sempre bem recebidas pelas crianças e a intenção da coordenação é envolver também os pais, sobre a importância de levar seus filhos ao dentista pelo menos de seis em seis meses, para evitar problemas mais graves com os dentes das crianças. Ao todo no ano passado, foram beneficiados 7.292 estudantes dessas escolas. Eles recebem kits com fio dental, escova e pasta de dente , pontuou.

Outra ação prevista já para o mês de abril é a visita nas escolas da região serrana macaense, onde serão contempladas ao todo 2.398 estudantes. "Nós queremos implantar ainda o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), com atendimento e tratamento no local. No caso de problemas mais graves, o estudante será encaminhados para outros locais", explicou.

Mais informações sobre o atendimento odontológico no município poderão ser obtidas pelos telefones: 2762- 0539 ou 2796-1364 e ainda pelo email: csbittencourt@uol.com.br.

Odontopediatria (crianças): livre demanda pela manhã

Barracão - Terça-feira e quarta-feira.

Casa do Caminho - Terça-feira e quinta-feira.

UPA da Barra - Quarta-feira.

Jorge Caldas - Quarta-feira e quinta-feira.

Morro de Santana - Quarta-feira e quinta-feira.



Adultos: livre demanda pela manhã

Barracão- Terça-feira, quinta-feira e sexta-feira.

Casa do Caminho- Segunda-feira, quinta-feira e sexta-feira.

Jorge Caldas- Terça-feira e sexta-feira.

Aeroporto- Segunda-feira, terça-feira, quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Praia Campista - Segunda-feira, terça-feira e sexta-feira.