Odontologia nas escolas reduz índice de cáries

17/04/2017 13:13:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Ana Chaffin

Crianças até cinco anos recebem tratamento bucal

Os estudantes da rede municipal de ensino começaram a receber o projeto Odontologia nas Escolas. A iniciativa, que atende alunos da Educação Infantil até cinco anos, está em fase piloto na Escola Terezinha Carvalho, nos Cavaleiros. O objetivo é reduzir o índice de crianças sem tratamento e, ainda, evitar a evolução da cárie.

Outras duas unidades também recebem o projeto: Wanderley Quintino, nas Malvinas, e Carolina Curvelo Benjamim, na região serrana. A expectativa é que as 106 escolas do município sejam contempladas. A dentista Michelle Fernandes Freire explica que outra proposta é desafogar a demanda dos ambulatórios.

- A ação permite o tratamento de pequenas e médias cáries. Os casos mais específicos são encaminhados para as unidades de saúde da rede -, frisou a dentista.

O aluno Pedro Aleluia, quatro anos, foi o primeiro paciente da equipe de dentistas e técnicos de saúde bucal, ligados à Coordenadoria de Odontologia Coletiva, da Secretaria de Saúde. "Não doeu. Foi rapidinho", afirmou.

Para a diretora da Escola Municipal Terezinha Carvalho, Christiane Tavares, o projeto contribui com a saúde e a educação. "Os benefícios são para as duas áreas, pois o índice de faltas nas escolas por conta de uma dor reduz. É um trabalho de parceria", avaliou.

Além do tratamento, a ideia é conscientizar as crianças sobre a importância dos cuidados diários com a saúde bucal. O trabalho é reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e autorizado pelos responsáveis dos estudantes.

Levantamento – O levantamento epidemiológico da Coordenadoria de Odontologia apontou que o índice de crianças com cárie, até cinco anos, atendidas no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), é de 1,88%.

Centro de Especialidades Odontológicas

Atualmente, além do trabalho realizado nas escolas, a Secretaria de Saúde disponibiliza diversos serviços, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). No espaço, são oferecidas especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal) e prótese (dentaduras). Também é realizado atendimento a pacientes com necessidades especiais e, no anexo, tratamento de urgência.

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) fica na Rua Velho Campos, número 566, Centro, telefone 2772 2593.


Fotos Relacionadas