Odontologia recebe destaque por serviços oferecidos à população

08/02/2019 12:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom

Em 2018, 85.398 mil pessoas procuraram por um dos postos de atendimento odontológico

Os serviços de odontologia oferecidos pela Prefeitura de Macaé foram utilizados por número bastante expressivo da população do município, em 2018. Os números do setor mostram que, ao longo do ano passado, 85.398 mil pessoas procuraram por um dos postos de atendimento odontológico, uma média mensal de cerca de 7 mil. Nesta semana, o reconhecimento veio pelo Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro, por meio de Moção de Louvor em que destaca a cidade como "merecedora de toda nossa gratidão pelo importante trabalho desenvolvido, em que exerceu sua função de forma brilhante e cumpriu com dignidade e respeito ao ser humano".

"Quase 50% da população de Macaé, em algum momento, passou pelos nossos consultórios de odontologia. Há ainda o setor de Odontologia Coletiva Preventiva onde foram 284.520 mil procedimentos, que inclui o trabalho que fazemos dentro das escolas do município, incluindo as da região serrana. Por meio desta ação, os alunos do Ensino Fundamental recebem orientação de como escovar os dentes, por meio da escovação supervisionada, ouvem de dentistas a importância da higiene bucal e, a cada seis meses, essas crianças recebem um kit contendo escova de dente, creme e fio dental", destaca o coordenador de Odontologia da prefeitura, Vitor Carvalhal.

Dentro desta perspectiva de prevenção e tratamento, a Coordenação de Odontologia também vem buscando a introdução de novas técnicas de tratamento de cárie em crianças, visando que no futuro não tenham que passar por uma extração. A novidade é o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA), procedimento eficiente e causa menos trauma para as crianças. "No TRA, a cárie é removida apenas com instrumentos manuais, sem a necessidade de eletricidade ou anestesia, nos casos mais avançados o encaminhamento é solicitado pelo profissional", frisou Vitor.

Comprometidos em promover a saúde não só dos pacientes, a coordenação possui o projeto de Odontologia do Trabalho voltado para os servidores que atuam na área com ações preventivas e educativas. São promovidas atividades de orientação quanto a doenças laborais, procedimentos de ergonomia, higiene, uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), descarte de lixo hospitalar, entre outros.

Moção

A Moção de Louvor e Reconhecimento do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO) à Prefeitura de Macaé se deve ao serviço realizado pelas unidades de saúde na área de odontologia e oferecidas gratuitamente. O CRO é composto por representantes da classe odontológica do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Moção de Louvor e Reconhecimento tem a chancela da Comissão de Políticas Públicas de Saúde Bucal.

Tratamento

O tratamento de saúde bucal na rede acontece nas unidades básicas de saúde, com clínica geral, e as especialidades são encaminhadas para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), localizado na Rua Velho Campos, 566, Centro. O local, que funciona de segunda-feira a sábado, das 8h às 19h, possui especialidades como endodontia (canal), cirurgia (extração de dente, remoção de lesões), periodontia (tratamento gengival), estomatologia (diagnóstico de doenças da cavidade bucal), prótese (dentaduras) e atendimento a pacientes com necessidades especiais.

Além do atendimento de especialidades, o local assiste casos de emergência por 24 horas. Neste caso, o paciente não precisa de encaminhamento.


Fotos Relacionadas