Oficina de Culinária ensina como fazer uma alimentação saudável

04/10/2017 15:56:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Curso gratuito é promovido pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da prefeitura

A 9° Oficina Culinária: quebrando paradigmas entre o saudável e o prático, foi realizada na manhã desta quarta-feira (4), na Escola de Gastronomia (Ceduco). O evento gratuito foi organizado pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan) e aberto ao público em geral.

De acordo com a nutricionista Rejane Reis, responsável pela linha de cuidado dos pacientes com sobrepeso e obesidade da Catan, o objetivo da oficina é desmistificar que comer bem é caro e difícil.

- Nós queremos resgatar como preparar comida de 'verdade', ensinando que não é saudável comer alimentos industrializados. As alunas aprenderam como fazer dadinho de tapioca, ovos com gergelim, suco de maçã, couve, gengibre com limão, entre outras receitas, explicou.

Outra nutricionista do Catan que também participa da oficina, Márcia Ramalho, conta que é muito gratificante ver que as alunas aprendem as receitas e mudam os seus hábitos alimentares.

- Fico muito feliz em ver essas pessoas adeptas de alimentação mais saudáveis, se alimentando de alimentos mais frescos e evitando os processados, ressaltou.

A assistente social, Clarice Grijó, diz que sempre que tem oportunidade participa das oficinas organizadas pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde.

- Acho ótimo aprender como me alimentar de comida de 'verdade'. A oficina abriu a minha mente sobre alimentação e evito as comidas industrializadas e com corantes. Emagreci bastante: de 110 quilos, passei a pesar 86. Corro, faço ginástica e prezo por uma alimentação mais saudável. Na aula de hoje, o que me chamou mais a atenção foi a receita de lasanha de banana da terra, contou.

A agente comunitária de saúde da Ajuda de Cima, Bruna Elisa, diz que também participa das oficinas desde o início, em 2015. O interesse por alimentação cresceu tanto que ela decidiu ingressar na faculdade de Nutrição.

- Com as oficinas deixei de usar os temperos industrializados e procuro me alimentar com frutas, como mamão e consumir mais iogurte natural e granola. Quanto aos temperos, utilizo mais alho e cebola. Nas aulas aprendi a fazer a biomassa utilizando a banana verde cozida, que fica muito bom, destacou.

A nutricionista do Núcleo de Apoio à Família (Nasf) da região serrana, Paula Sergipense, acha muito importante a realização dessas oficinas, pois através delas, as profissionais podem orientar os pacientes sobre como se alimentar de forma saudável sem gastar muito.

- A oficina oferece alternativas de alimentação saudável para o paciente, ensinando o preparo de comida de 'verdade' e gastando pouco, enfatizou.

Rejane Reis informa, ainda, que a meta do projeto é sempre oferecer atividades práticas periodicamente, desenvolvendo habilidades culinárias e autonomia nas escolhas alimentares.

Quem tiver interesse em fazer a oficina poderá entrar em contato pelo telefone: (22) 2759-1024. Os cursos são gratuitos e realizados de dois em dois meses.


Fotos Relacionadas