Oficina do Plano Diretor no Balneário Lagomar mobiliza comunidade

09/08/2005 16:57:01 - Jornalista: Catarina Brust

A comunidade do Balneário Lagomar participou, nesta segunda-feira (08), da Oficina de Mobilização realizada pela Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad), no Clube dos 40. Participaram também o presidente da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa), José Cabral da Silveira, e os procuradores municipais, Vanessa Ramos Cruz e Cláudio Ramalho.

Durante o evento, o coordenador da Cogeplad, Hermeto Didonet, explicou o que é o Plano Diretor e motivou a população a participar de sua elaboração. “O Plano Diretor é uma lei que vai ser exaustivamente discutida com a população. Esse é o momento para fazermos um estudo amplo com a comunidade para resolvermos os problemas do Lagomar e para trazermos mais qualidade de vida ao bairro”, lembrou Hermeto.

O Lagomar está localizado no setor administrativo marrom que abrange ainda as localidades de Cabiúnas, Parque Aeroporto e São José do Barreto. O balneário tem características próprias como a orla da praia, diversas empresas instaladas, e o Parque Nacional de Jurubatiba. A principal preocupação dos moradores é com a desapropriação das áreas que ficam no entorno do Parque.

Em fevereiro deste ano, o juiz substituto da 1ª Vara Federal de Campos, Marcus Vinícius Figueiredo de Oliveira Costa, e o procurador da República, Alexandre Chaves, visitaram o balneário junto com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, para inspecionar a área. Após conhecerem a situação do Lagomar in loco, chegaram ao consenso da necessidade de desapropriação dos lotes no entorno do Parque de Jurubatiba (área de amortecimento). A prefeitura de Macaé identificou as áreas, consideradas pelo juiz, e decretou a desapropriação dos lotes.

-Foi aberto processo licitatório para a contratação de uma firma para avaliar os imóveis que serão desapropriados. Com o contratempo das chuvas e do vendaval que atingiu a cidade em junho, destruindo várias casas, as ações da prefeitura foram direcionadas para resolver a situação das famílias desabrigadas – explicou a procuradora, Vanessa Ramos Cruz.

O presidente da Associação de Moradores do Lagomar, Anderson Couto Rodrigues, apontou o saneamento e a falta de calçamento como os principais problemas. Ele disse também que a população tem dificuldades para atendimento de emergência na área de saúde. O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, anunciou, recentemente, na inauguração do consultório odontológico no PSF do Balneário, que quer comprar o imóvel onde funciona o PSF para ser transformada numa unidade própria da prefeitura.

Quanto ao atendimento do PSF a secretaria de Saúde explicou que é um programa que tem como estratégia à família, entendida e percebida na sua totalidade, a partir do seu ambiente físico e social, possibilitando às equipes do PSF uma compreensão mais ampla do processo saúde/doença e da necessidade de intervenções que vão além de práticas curativas.