Oitenta novos integrantes entram nas Guardas Mirim e Sênior

30/07/2015 15:44:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Ana Chaffin

Um dos critérios para participar dos programas é a faixa etária

A Guarda Municipal recebe 80 novos integrantes dos programas Guarda Mirim e Guarda Sênior. Antes da prática, os beneficiados realizam um curso preparatório, que teve início na segunda-feira (27). O objetivo do trabalho é treinar os integrantes para suas respectivas funções. Um dos critérios para participar dos programas é a faixa etária: para os idosos, acima de 60 anos, e jovens, de 14 a 18 anos.

A coordenação de programas sociais da Guarda Municipal informa que com a inserção dos novos convocados, a corporação fica composta de 200 guardas seniores e cem guardas mirins atuando na cidade. Todos os participantes podem atuar até que a sua saúde física e mental permita. Em breve, mais 50 vagas serão abertas direcionadas aos idosos residentes da região serrana.

Segundo o coordenador Túlio Gomes da Costa Filho, o curso da Guarda Sênior dura um mês e visa ensinar aos participantes suas atribuições no ambiente de trabalho, que são: informar e orientar. Eles participam de palestras de cuidados com a saúde, história de Macaé, aspectos da terceira idade, ordem unida, entre outras. No fim do curso, se formam e a maioria dos idosos passa a atuar em escolas municipais.

O curso da Guarda Mirim tem duração maior, de três meses. Dentre as disciplinas estão: primeiros socorros, perigo da dependência química, ética e disciplina, ordem unida, entre outros. Ao final, também realizam a formatura, recebem uniforme e são inseridos aos órgãos municipais, como secretarias e empresas municipais.

Além deste curso de inserção, uma vez por mês também são realizadas palestras, visitas a pontos turísticos, aulas de educação física, entre outras atividades que contam com parceria da Ação Social.

Critérios para participar dos programas - Além de ter acima de 60 anos, os idosos não podem ser aposentados por invalidez. "Existe um cadastro reserva, no qual os interessados podem vir na sede da corporação se inscrever. Funciona como uma fila de espera - conforme surgem as vagas, são chamados pela nossa equipe", explica o coordenador de programas sociais, Antônio Carlos Ribeiro Rodrigues.

Já a inscrição do Programa Guarda Mirim está aberta durante todo ano e segue critérios avaliados pela assistente social da Guarda baseados na lei municipal 2606/2005, que frisa a renda mensal familiar inferior a três salários mínimos. O integrante deve ainda ser matriculado em rede pública de ensino - em caso de abandono ou reprovação escolar, é desligado do programa.

Para realizar inscrição, os interessados devem comparecer na sede da Guarda, localizada na Avenida Gastão Henrique Schuller, s/n, Botafogo, das 8h às 17h, portando os seguintes documentos: RG, CPF, declaração escolar e comprovante de residência.

Guardas destacam importância do projeto - Dona Maria da Conceição esperou cinco anos na fila de reserva e foi um dos 38 idosos convocados nesta chamada. "Sempre quis fazer parte deste programa, porque depois da aposentadoria, nós, idosos, ficamos muito parados. Isso não é bom pra nossa mente. Estou me sentindo útil e ansiosa para voltar a trabalhar. Minha família conta os dias para me ver fardada e tirar fotos comigo de uniforme", comenta, satisfeita, a aposentada de 67 anos.

Irahi Pereira Alves participa, há cinco anos, do programa, e afirma que aprendeu a amar o próximo por meio deste trabalho. "Amo a Guarda. Aqui, aprendi ainda mais a respeitar as pessoas. Me sinto útil, melhorou a autoestima. Tenho compromisso, renda e a família me apoia muito", ressalta a aposentada de 79 anos.

Cremerson Machado, 15, portador de deficiência mental e visual, é um dos 42 novos integrantes da Guarda Mirim que faz parte da cota de 10% de deficiência. "Minha família está feliz por mim. Minha mãe disse que vou criar responsabilidade. Estou contente", destaca o estudante do sétimo ano. Já Gabriel Silva, 16, conta que, desde os 11 anos trabalha, pois precisa ajudar a família. Hoje, está satisfeito em fazer parte da Guarda Mirim.


Fotos Relacionadas