Orquestra Popular de Macaé se apresenta na inauguração do Novo HPM

28/07/2015 18:34:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Interpretados pela Orquestra Popular de Macaé (OPM), o Hino Nacional e o Hino de Macaé vão dar tom especial à abertura da cerimônia inaugural do Novo Hospital Público Municipal (HPM) - Irmãs do Horto, nesta quarta-feira (29). Durante cerca de meia hora, os convidados vão ouvir também versões instrumentais do repertório de MPB e do Mestre Pixinguinha. Este encontro da orquestra com o público está marcado para às 16h30.

O trabalho da OPM é focado em arranjos originais de Pixinguinha, criados para canções dos compositores da “Velha Guarda”, como Donga, João da Bahiana, Sebastião Cirino, Irineu de Almeida. Se trata de uma belíssima amostra da riqueza da MPB nas suas primeiras formas. Sambas, maxixes, choros e polcas compõem este magnífico repertório com o melhor da música brasileira de todos os tempos. O material está cedido à Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (EMART) pela parceira com o Instituto Pixinguinha.

A Orquestra Popular de Macaé é mantida pela Fundação Macaé de Cultura e é composta por professores, alunos e ex-alunos da EMART. Seu principal objetivo é divulgar a música popular brasileira e suas tradições por meio de apresentações. Os interessados em agendar a participação da OPM em eventos públicos ou privados, devem entrar em contato através do email: fmc@macae.rj.gov.br.