Pais podem acompanhar vida escolar do filho pelo Portal do Aluno

02/08/2017 10:34:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Frequência diária e conteúdos desenvolvidos em sala de aula estão disponíveis para consulta

Pais e responsáveis podem acompanhar a vida escolar dos estudantes por meio do Portal do Aluno. Os responsáveis que ainda não têm senha, devem solicitar um código de acesso na secretaria da escola em que o aluno está matriculado.

Informações sobre o estudante, calendário escolar, horário das aulas com respectivos turnos e quadro das disciplinas com nomes dos professores estão disponíveis. Um dos destaques é a função Diário de Classe on-line, com frequência diária e conteúdos desenvolvidos em sala de aula.

Outras informações são notas e relatórios específicos do segmento infantil, resultados e aproveitamentos. Também são consultados dados da escola com endereço e nomes dos diretores e referências quanto à matrícula (documentos do estudante como certidão de nascimento).

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, o acesso reforça a aproximação e a participação da família à vida estudantil do aluno das 106 escolas. "A integração e o envolvimento dos responsáveis contribui no processo ensino aprendizagem e nos resultados alcançados pelos estudantes. A proposta é que pais de alunos ou responsáveis possam acessar dados referentes ao boletim escolar e referenciais quanto a segmentos, turmas e disciplinas", destaca.

Cerca de 150 diretores e operadores do E-Cidade que atuam nas escolas participaram de capacitação, que tratou da inclusão de dados do segundo bimestre do Ensino Fundamental, possibilidade de encadernação das informações das turmas multisseriadas, correção de fluxo escolar e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Sistema disponibiliza diário de classe e boletim


No portal são fornecidas informações sobre diário de classe x horário do professor (inteiro e fracionado), horário integral (função exercida), remanejamento (transferência, movimentação com data real, boletim estatístico, além de dados relevantes para migração).

De acordo com o coordenador do setor de Serviços Gestão Informatizada do E- Cidade, Felipe Valadão, todas as escolas da rede já estão com informações no sistema. "O E-Cidade é um software que foi implantado no ano de 2015 em cinco escolas como projeto piloto, e hoje está funcionando nas 106 unidades escolares da rede atendendo cerca de 40 mil alunos. Agora estamos focando em uma nova aba disponibilizada no Diário Escolar e também na migração dos dados para o Censo Escolar, cujo prazo encerrou no dia 31 de julho", lembra o coordenador.


Fotos Relacionadas