Paisi promove tarde animada na Casa do Idoso

01/12/2005 14:11:54 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A equipe do Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Paisi), da secretaria de Saúde de Macaé, junto com seus assistidos, realiza nesta sexta-feira (01), às 14h, uma festa surpresa para os internos da Casa do Idoso.

Segundo a coordenadora do Paisi, a geriatra Analúcia Jardim, haverá apresentação de dança sênior, grupo vocal, entre outras atrações. Ela acrescenta que estes trabalhos são desenvolvidos pela equipe de fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Analúcia explica que esta é uma oportunidade para a troca de experiência, entre essas pessoas que tanto já fizeram e continuam fazendo. “É importante que a sociedade conheça este espaço e colabore de alguma forma”, solicita a coordenadora.

Paisi – Analúcia ressalta que o programa tem como proposta oferecer assistência especializada e diferenciada às pessoas com mais de 60 anos, através de equipe multidisciplinar composta por geriatras, fisioterapeutas, assistentes sociais, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais, visando diminuir as internações hospitalares, os asilamentos e atendimentos desnecessários nas emergências.

Atualmente, estão inscritas no Paisi mais de mil pessoas que participam de diversas atividades, desenvolvendo a socialização, a memória, o equilíbrio, entre outras funções nos idosos. Além disso, há o incentivo à prática de atividade física entre os paciente com realização de caminhada e alongamento.

Tucano – Ano passado, o município recebeu, em Brasília, o Prêmio Tucano de Ouro, (Categoria Saúde -Municípios de até 200 mil habitantes) pelo Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso. O prêmio foi criado por sugestão de uma comissão de prefeitos do PDSB, com o objetivo de selecionar os melhores projetos das prefeituras administradas pelo partido, em diversas áreas de atuação para, depois, propor sua aplicação em outros governos municipais. Os projetos selecionados são descritos em uma cartilha a ser distribuída para todo o país.