Prefeitura Municipal de Macaé

Palestra marca Dia Internacional da Síndrome de Down na Cidade Universitária

2017-03-20 17:20:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  

O Núcleo de Estudos em Nutrição e Síndrome de Down realizará palestra sobre “Aspectos Nutricionais na Síndrome de Down”, ministrada pela professora Beatriz Gonçalves Ribeiro, às 13 horas desta terça-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, na sala 302 do Bloco C, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - campus Macaé), na Cidade Universitária. A entrada é franca e toda a comunidade está convidada a participar.

Beatriz é doutora em Nutrição Humana, pela Universidade de São Paulo, coordenadora do Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte (Lapice), da UFRJ, e mãe de um menino com SD. Ela destacará o tema escolhido para a campanha este ano: “Minha voz, minha comunidade”. O objetivo da palestra é promover a conscientização de alunos, professores, servidores e o público em geral sobre a atenção às condições das pessoas com a trissomia (Síndrome de Down), visando melhorar a qualidade de vida e o respeito às diferenças, e acontece junto com o Núcleo de Pesquisa em Saúde e Sociedade (Nupess).

A data 21 de março foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2006, em referência à trissomia do cromossomo 21, alteração genética que gera um cromossomo extra no DNA do indivíduo e resulta nas características físicas e cognitivas peculiares das pessoas com Síndrome de Down.

O Lapice conta com equipe multidisciplinar composta por nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e acadêmicos do curso de Nutrição. A UFRJ funciona no município em convênio com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

Quem quiser mais informações sobre a Síndrome de Down pode acessar este site. A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Busca

Acesso Rápido

Destaque