Palestras nas escolas conscientizam sobre a conjuntivite

16/03/2018 17:09:00 - Jornalista: Assessoria Educação

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

A proposta é prevenir e conscientizar as pessoas para minimizar os casos da doença

A Secretaria de Educação em parceria com a secretaria de Saúde deu início nesta semana a um ciclo de palestras informativa nas escolas sobre os cuidados com a conjuntivite. As palestras estão sendo realizadas pelos enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família (ESF). A proposta é prevenir e conscientizar as pessoas para minimizar os casos de conjuntivite viral.

A iniciativa se deu por conta da grande quantidade de funcionários e alunos com diagnósticos de conjuntivite, inicialmente na Escola Municipal de Educação Infantil Prof° Laura Sueli de Campos Barcelar, no bairro Ajuda de Cima. A expectativa é que, com as palestras que serão ministradas em todas as escolas da rede, o contágio seja menor.

Segundo a enfermeira da equipe da Estratégia de Saúde da Família do Lagomar C, Simone Sales Caldeira, a conscientização e o entendimento do contágio ajuda muito a diminuir a contaminação. "As equipes do ESF estarão atendendo a comunidade e as unidades escolares que precisarem de orientação para prevenção e acolhimento. As palestras que serão ministradas terão como foco a conscientização e o que pode ser feito para evitar uma contaminação”, relatou a enfermeira.

A conjuntivite viral é a inflamação da conjuntiva (parte branca do olho) e seu principal agente causador é o adenovírus. A doença é altamente contagiosa, mais frequente no verão.

Medidas preventivas - Sugere-se o afastamento de pessoas com conjuntivite viral aguda dos ambientes coletivos por pelo menos 7 dias. Segundo recomendações de oftalmologistas, o cuidado principal é não coçar os olhos e evitar uso de medicação sem prescrição médica. Além disso, a orientação é não compartilhar toalhas de rosto, lençóis ou objetos de maquiagem.