Parceria amplia atendimento a pessoas em situação de rua

27/09/2021 11:57:00 - Jornalista: Assessoria / Secretaria de Desenvolvimento Social,

Foto: João Barreto

O Centro Pop atende dezenas de usuários

 Seguindo a meta de promover dignidade às pessoas em vulnerabilidade social, principalmente, aquelas que se encontram em situação de rua, o Centro de Referência e de Serviços Especializados (Centro Pop), ligado à coordenação de Proteção Especial de Média Complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade tem buscado parcerias que ampliam o atendimento às dezenas de usuários.

 De acordo com o psicólogo Vítor Teófilo, coordenador do Centro Pop, a triagem social diária é quem detecta a carência de tratamento de saúde, documentação ou de outra necessidade do indivíduo. "Quando é detectado alguma carência de saúde, a pessoa é encaminhada ao Consultório de Rua, da secretaria de Saúde, que, por sua vez, providencia o atendimento clínico geral, aplica as medicações, faz o tratamento e exames complementares. “Quando há urgências, como é o caso de um usuário que se sentiu mal, no começo da semana, com dores no peito, nós chamamos a ambulância do serviço 192”, disse.

Documentação e emprego

O agendamento para a regularização de documentos pessoais como RG é feito em parceria com a Secretaria Adjunta de Trabalho e Renda, que facilita sua emissão, além de fazer os encaminhamentos necessários a quem está habilitado. “Recentemente chegou aqui um senhor que veio de Belém, em busca de emprego. Como tinha sido roubado e estava sem documentos, nós o direcionamos para a emissão da RG e entrevista de emprego”, ressaltou Vitor.

"O projeto de lei 5740/16, aprovado pela Câmara dos Deputados, institui políticas nacionais para as populações em situação de rua. E estabelece que nenhum atendimento de saúde ou assistência social poderá ser negado por falta de comprovante de residência", disse o Secretário de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Fabrício Afonso.