Parceria garante aumento na produção de água

27/02/2015 17:25:00 - Jornalista: Catarina Brust

Foto: João Barreto

Obra prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque

Até o final do mês de março, a capacidade de água tratada pela Companhia Estadual de Água e Esgoto (Cedae/RJ) passará dos 700 litros de água por segundo para 800 litros por segundo. Isso significa que, com a finalização das obras de ampliação do sistema de abastecimento, haverá um aumento imediato na oferta de água em toda cidade de Macaé. Essa garantia foi passada, nesta sexta-feira (27), pelo gerente da Litorânea Norte da Cedae, Fernando Arruda, em reunião com o secretário municipal de Obras, Antônio Pires.

A ampliação do sistema de abastecimento de água é fruto de convênio entre o Governo do Estado, por meio da Cedae, e a Prefeitura de Macaé. A obra prevê ampliação das elevatórias de água bruta de baixo e alto recalque; ampliação da Estação de Tratamento de Água de 700 l/s para 800 l/s; construção de novo reservatório com capacidade para 5.000 m³; 12 mil novas ligações prediais; construção de 34.496 metros de tubos finos com diâmetros entre 50 mm e 200 mm, entre outras ações. Foram realizadas frentes de trabalho na área rural e urbana do município.

A fase urbana, chamada Linha Dois/Norte, está adiantada, com a instalação de tubos de ferro fundido também de 600mm, ao longo da Linha Azul, faltando os locais de pontes e travessias. Serão cerca de 20 quilômetros de rede, do reservatório de Santa Mônica até o bairro Lagomar. O trabalho se concentra agora na instalação de tubulações de 400 mm, na altura do trevo do Imburo. A previsão é que o serviço seja concluído no primeiro semestre desse ano.

- Em cinco anos, saímos dos 350 l/s para 700 l/s e, agora em março, chegaremos aos 800 l/s de água tratada, num momento de crise hídrica nacional. Vamos aumentar a capacidade de abastecimento de água na cidade de Macaé. Esse é mais um resultado da parceria entre Cedae e prefeitura - garante Fernando Arruda.

A rede de condução de água bruta sai do Rio Macaé, passa pela Severina, pelo Canal do Teimoso, chegando à Aroeira, em frente à Guarda Municipal, onde se encontra com as tubulações instaladas que conduzem a água do rio até a Estação de Tratamento de Água do Morro de Santana. Ali, a água recebe o tratamento adequado, é direcionada ao Reservatório de Santa Mônica, onde é conduzida através das tubulações para as localidades a serem atendidas com o abastecimento.

- A prefeitura está junto com a Cedae para cobrar agilidade no serviço, mas também apoiando no que for preciso, com maquinário e mão de obra, para que o serviço de abastecimento de água melhore na cidade - afirmou o secretário de Obras.

Para que o sistema entre em operação será necessária uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (3), a partir das 9h, para interligação de pontos da adutora e manutenção em alguns trechos. O sistema será normalizado em até 72 horas.