Parceria permite emissão de carteira de trabalho com mais rapidez

04/02/2016 09:40:00 - Jornalista: Beatriz Pires

Foto: João Barreto

Trinta vagas por dia são disponibilizadas

A Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda (Agetrab), em convênio com o Ministério do Trabalho, facilita a vida de trabalhadores que necessitam da emissão da Carteira de Trabalho, agendando, gratuitamente, 150 vagas por semana via internet.

A imagem tornou-se digitalizada e as informações trabalhistas ficam integradas a bancos de dados do governo federal. A segurança do novo documento detecta tipos de fraudes e irregularidades trabalhistas.

O estudante Lucas Tavares, 17 anos, contou que soube do agendamento por meio de um amigo. "Ele me informou como era feita a inscrição. É um modelo diferente e computadorizado. Agora, todo mundo tem acesso à internet e consegue agendar de forma mais fácil e rápida’’, explica.

A assistente administrativa Rubia Rangel, 29 anos, revela a rapidez do processo. "Muito rápido, foram apenas dez dias de espera. O novo modelo é interessante porque todos os documentos ficam juntos, tudo completo. Achei incrível,’’ conta.

A partir dos 14 anos o cidadão pode ter a carteira de trabalho emitida. O agendamento é feito pelo portal http://www.macae.rj.gov.br/agetrab. O site é liberado após às 17h, com disponibilidade de 30 vagas por dia. Os documentos necessários são: comprovante de residência com CEP; documento de identificação original; CPF e comprovação de estado civil (certidão de nascimento para solteiros e certidão de casamento para casados com a devida averbação para separados, divorciados ou viúvos).

Dúvidas e sugestões podem ser tiradas na Secretaria de Trabalho e Renda, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rodovia Amaral Peixoto, s/n, pelo telefone: 2796-1226 ou pelo site http://www.macae.rj.gov.br/agetrab.


Fotos Relacionadas