Parceria qualifica empresários no museu da cidade

18/02/2019 15:00:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Na próxima quinta-feira, será aberto o Carnaval 2019 com o Baile de Máscaras

Nas quintas-feiras deste mês, oficinas do Sebrae estão acontecendo no Solar dos Mellos, das 13h às 17h, durante o projeto ‘Quintas do Museu’. Assim, na semana passada, não houve a exposição dos artesãos de Macaé e apresentações culturais. Mas a partir do próximo evento, nesta quinta-feira (21), a música, a gastronomia popular e o artesanato voltam ao museu.

A Secretaria de Cultura abrirá o Carnaval da cidade com o tradicional Baile de Máscaras, na quinta-feira (21), iniciando às 18h, com marchinhas de Carnaval interpretadas pelo Grupo Mistura e Manda da Escola de Artes Maria José Guedes (Emart) e show de Beto Vally. Toda a programação no Solar dos Mellos tem entrada franca.

Também na tarde de quinta-feira (21), acontece no Solar a oficina ‘Sei Comprar’, ministrada pela consultora e instrutora do Sebrae, Sandra Barbato, que também deu a última oficina, a ‘Sei Planejar’. O ciclo de palestra será encerrado no dia 28 com a ‘Sei Vender’. A instrutora explicou que as primeiras oficinas são pré-requisitos para as seguintes. Ela também informou que poderá haver nova turma para atender aqueles que estão em lista de espera, ou ainda vagas em outros cursos voltados para os interesses destes empresários em formação, ou até mesmo as duas iniciativas simultaneamente.

A consultora destacou a grande relevância da qualificação em empreendedorismo. Segundo dados do Sebrae, quando não há planejamento, as novas empresas costumam durar em média dois anos. Por isso, Sandra aconselha, durante a qualificação, que sejam realizadas pesquisas de mercado para saber exatamente o que o cliente pensa.

O grupo que está em formação é composto por pessoas de várias idades, mas que possuem um só objetivo, a qualificação para o empreendedorismo. A proposta do Sebrae é auxiliá-los para que trabalhem de uma forma estruturada. Viviane frisou que é bom trabalhar com um grupo heterogêneo que abranja diversos seguimentos de mercado, porque a experiência distinta de um contribui para o outro. Entre as atividades propostas durante o encontro esteve uma dinâmica em grupo para planejamento da construção de um castelo de cartas e simulação de sua venda.

"A parceria entre a Secretaria de Cultura e o Sebrae é importante, porque é uma forma de colocar a Cultura em evidência. Quando as pessoas vêm para o museu, elas ampliam o seu mundo para além do dia a dia. Na última semana, a turma fez uma visita guiada pela casa que muitos não conheciam. Durante as oficinas, eles nos relatam que há uma carência muito grande por informações de como se trabalhar de uma forma estruturada e o sucesso do microempreendedor individual tem um papel muito importante no desenvolvimento local e até nacional", disse Sandra.

Viviane Carvalho é Microempreendedora Individual (MEI) no ramo de aluguel de vestido de festa. Ela tem uma loja, há dois anos, no bairro Parque Aeroporto, montada em sua casa. Este ano ela decidiu se lançar para o mercado, abrindo uma loja no Centro da Cidade. Ela investiu tudo neste empreendimento, inicialmente com o objetivo de aprender a trabalhar com costura e moda. Ela trouxe o filho para se qualificar pelo Sebrae também, porque ele passará a trabalhar com ela. Viviane pretende abrir ainda outros postos de trabalho.

"Vim buscar o Sebrae, porque decidi que a minha loja iria se profissionalizar. Eu fui ao encontro de uma qualificação para que eu possa atuar com um movimento muito maior e para que progrida para as outras categorias de empresário. Eu quis aprender gestão para expandir meu negócio... Não conhecia o Solar dos Mellos e tive esta oportunidade agora e amei o espaço", afirmou a empresária.

Pré-Carnaval da Cultura

Após a abertura com o Baile de Máscaras, a folia continua na sexta-feira (22), partir das 18h, na Praça Mirante dos Navegantes (Barra), prosseguindo no sábado (23), às 17h, no anfiteatro da Praia da Imbetiba, e ainda no domingo (24), também às 17h, na quadra de Trapiche, região serrana.


Fotos Relacionadas