Parcerias geram investimentos no setor offshore.

07/07/2005 18:00:10 - Jornalista: Sérgio Lopes

Com perspectivas de investimentos em torno de cerca de 2 bilhões de reais na Bacia de Campos, a Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e a Rede Petro-BC, com apoio da Prefeitura de Macaé, realizou nesta quinta-feira, dia 07, no San Diego Hotel, no bairro Cavaleiros, a primeira edição do Café com Energia-Bacia de Campos.

O evento contou com a presença dos secretários municipais de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Castanhola Gurgel e de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan; do presidente da ONIP, Eloy Fernandez y Fernandez, além de vários empresários ligados ao setor offshore.

O diretor de Dutos e Terminais da TRANSPETRO, Marcelino Gomes abriu os trabalhos, mostrando através de painéis, as perspectivas de investimentos no Terminal de Cabiúnas (TECAB).

O presidente da ONIP, Eloy Fernandez, citou que a parceria com a Prefeitura é essencial, já que a montagem do escritório da entidade, deu uma nova dinâmica na relação ONIP-Macaé, particularmente, com a secretaria de Indústria e Comércio. “Há uma colaboração no sentido de incentivar a atração de novas empresas e, as que já estão instaladas, possam gerar oportunidades de negócios para o aumento da renda e do emprego na região”, afirmou.

O superintendente da ONIP, Alfredo Renault, disse que o programa é uma estratégia para aproximar os fornecedores de bens e serviços para o setor de petróleo e gás, das empresas offshore. Já Marcelino Gomes disse que a Petrobras vai investir cerca de 2 bilhões de reais na região. “Todos os investimentos estarão vinculados ao terminal de Cabiúnas (TECAB)”.

O gerente geral do TECAB, Jorge de Brito Batista ressaltou que o gasoduto está sendo construído por empresas instaladas na Bacia de Campos. “Estamos na etapa de preparação para licitação. Provavelmente, será uma licitação internacional, mas o objetivo da Petrobras é trabalhar com empresas nacionais favorecendo, principalmente, a mão de obra local”, disse.

Neste contexto, a Prefeitura, através da secretaria de Ciência e Tecnologia, tem realizado cursos especializados para a população, para que os trabalhadores possam ser absorvidos pela cadeia produtiva do petróleo. “Para isso estamos buscando treinar grande parte dos jovens, de forma a adequá-los às exigências para o mercado de trabalho, voltado à indústria do petróleo”, afirmou o secretário Guilherme Jordan.

As parcerias com a Prefeitura resultam em ações eficazes para que o empresariado esteja bem informado dos investimentos. A secretaria de Indústria e Comércio está alinhada com o programa de governo, de forma a manter uma política e diretrizes para a criação de um pólo de desenvolvimento sustentável na região. “Essa é a forma de desdobrar as ações, através das instituições que são apoiadas por ela. Isso é muito bom”, concluiu Alexandre Gurgel.