Parque Aeroporto de cara nova

20/09/2005 12:02:50 - Jornalista: Catarina Brust

A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Serviços Públicos (Semusp), está dragando o Canal Macaé-Campos e urbanizando o local com o plantio de 250 coqueiros, colocação de grama, passarela com placas de cimento e bancos. A retirada das plantas aquáticas e a dragagem eliminaram 90% dos mosquitos do bairro. A obra estará pronta até meados de outubro.

“Não adianta só retirar as plantas. Estamos fazendo também a limpeza do fundo do canal. Com isso eliminamos consideravelmente o mau cheiro e os mosquitos estão desaparecendo”, esclarece o secretário de Serviços Públicos, Delorme Ramos.

Enquanto uma equipe da Semusp faz a limpeza do canal, outra equipe planta os coqueiros, coloca a grama e as placas de cimento. “Depois da obra pronta, uma balsa com dois homens fará diariamente a manutenção do canal, retirando lixo e a plantas que forem aparecendo”, disse o secretário.

José Carlos de Meireles mora há 20 anos no Parque Aeroporto, na rua Doutor Carlos Benedito Ferreira, em frente ao canal. “As plantas aquáticas serviam de abrigo para os mosquitos. Essa obra tem um valor imenso, só com o início da dragagem o problema dos mosquitos melhorou e o mau cheiro diminuiu”, afirmou Meireles.

O vereador Julio César de Barros, o Julinho do Aeroporto, também esteve no local verificando a obra: “Melhorou bem o problema em relação aos mosquitos”, reconheceu. Já o presidente da Associação de Moradores do Aeroporto, Paulo Madrid, afirmou que os mosquitos praticamente acabaram no bairro:

- Noventa por cento dos mosquitos foram eliminados com a limpeza do canal. A secretaria de Serviços Públicos está de parabéns por essa urbanização. Não só aqui no Aeroporto, mas também no Engenho da Praia, no Barreto, na Vila Badejo está tudo limpo. Não vemos mais entulhos de obras nas ruas e as praças estão limpas. Os canais das ruas 2, 4 e atrás da rua 64 também foram limpos, por isso os mosquitos acabaram”, explicou.

Moradora há 11 anos no Parque Aeroporto, Emília Rosa colocou tela em todas as janelas da casa por causa dos mosquitos. “Minha bisneta tem problemas alérgicos e sofria com os mosquitos. Quando dava 15 horas tinha que fechar a casa toda. Agora além de estar ficando muito bonito, os mosquitos praticamente acabaram. A tendência é melhorar ainda mais”, afirmou.