Parque Aeroporto recebe 'Viva Praça Viva'

25/05/2016 09:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

Atividades culturais e artísticas marcam projeto

A praça principal do Parque Aeroporto ganhou um clima especial nesta terça-feira (24), com a segunda edição do projeto "Viva Praça Viva”, que lotou a arquibancada do espaço. A programação itinerante, que tem como objetivo possibilitar à comunidade ações culturais, reuniu famílias moradoras do bairro e proximidades.

A dona de casa Dulcineia da Silva Ferreira, de 68 anos, foi uma delas. Satisfeita com a movimentação da praça, ela fez questão de assistir às apresentações de mostras de artes. “É muito bom ver esta praça reunindo crianças e adultos em um trabalho de resgate à cultura. Fico feliz de ver esta agitação”, ressalta.

Da mesma opinião é o estudante do Colégio Municipal Zelita Rocha, Pedro Henrique Mendes. O integrante da banda MPB Groove estava empolgado com a apresentação. “Amo a escola e adoro morar no Aeroporto. Me apresentar com a escola na praça do bairro me deixa feliz e nervoso. Gosto muito da banda, mais até que de futebol”, diz o percussionista.

Presente na programação, lançada na Praça Veríssimo de Mello, a secretária de Educação, Marilena Garcia, parabenizou os participantes. “É maravilhoso ver a adesão dos moradores e visitantes das praças. Este projeto provoca a integração de todos, que se voltam para saber não somente a história da praça, mas de espaços importantes de nossa Macaé. O passado deve ser lembrado sempre, mas temos que sinalizar Macaé como a cidade do conhecimento, inovação e saber. Queremos nossa educação, nossa história e nossa cultura cada dia mais viva", destaca.

Projeto é aprovado por moradores

O “Viva Praça Viva” foi aprovado por moradores e profissionais. A professora orientadora Fabiane Aguiar é uma das mais animadas. “Este trabalho é marcante para o bairro e para os alunos da banda MPB Groove da unidade Zelita Rocha. Vimos que praça é um local dedicado à cultura, alegria e aprendizagem", comenta. Da mesma opinião é Fernanda Barbosa. Moradora do bairro há 20 anos, ela conta que se emocionou ao ver o sorriso dos moradores no projeto cultural. “Esta programação é excelente. A praça deve continuar com este mesmo clima de paz e alegria. Dá até gosto passear na praça com todas estas atrações”, diz.

Programação - Dança, exposições e musicalidade marcou o “Viva Praça Viva”. As atividades culturais foram marcadas pela apresentação do trabalho "Pintando o 7 no Mundo Encantado e Divertido da Criança", com ênfase à arte de Romero Britto. Também participaram a escola de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco com a coreografia “Os saltimbancos” e o Colégio Municipal Claudio Moacyr de Azeredo com exposição cultural.

O projeto, de acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Andrea Martins, vai percorrer mensalmente as praças de Macaé. “Este é um dos bairros mais populosos do município. Contamos com a adesão das escolas para alcançar a proposta de preservar a cultura e a arte para estes ambientes públicos”, pontua, ao lembrar que a próxima praça a contar com a atividade será na área central.

Os amantes das artes também apreciaram a mostra de fotografia com o tema "Diversidades" - Homenagem à Mulher, produzida por Amanda Morais. Outras atrações que contagiaram a Praça Nagib Mussi foram a musicalidade eclética da banda da Secretaria de Educação, além do talento de alunos e ex-estudantes do Colégio Municipal Zelita Rocha, com a banda "MPB Groove".

A praça também recebeu a banda Colégio Claudio Moacyr de Azeredo, além da magia e contação do grupo HistoriArte com as contadoras de histórias da rede municipal. Também foi realizada apresentação de dança da escola de Educação Infantil Professora Lia Kopp Franco e coral com canções diversificadas da Escola Municipal Sandra Maria de Oliveira Araujo Franco.

A tarde também contou com apresentação de hip hop com o grupo Hop Zh²; além da coreografia “Agitos e mixes urbanos” do grupo comandado pelo coreógrafo Pedro Lopes e o grupo de capoeira GMAC com o Contra Mestre Kiko.


Fotos Relacionadas