Parque do Atalaia estará aberto neste fim de semana

01/03/2019 11:16:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Nos dois dias o parque ficará aberto de 9h às 16h

Quem quiser fugir da agitação da folia e curtir a natureza, poderá ter a opção de visitar o Parque Municipal do Atalaia. No sábado (2) e domingo (3), o local estará aberto de 9h às 16h. Os visitantes poderão apreciar riachos, cachoeiras, lago e caminhadas em trilhas. A entrada é franca.

O biólogo e coordenador do Parque do Atalaia, Alexandre Bezerra, ressalta que a população poderá curtir a harmonia da Mata Atlântica. "Os visitantes poderão aproveitar e contemplar quesitos naturais, como riachos, cachoeiras e lago, com possibilidades de contato com o verde e uma imersão na floresta. Uma experiência única de desintoxicação urbana, sem precisar ir muito longe", destaca.

Para esses dias não será preciso agendamento prévio. As pessoas também poderão fazer piqueniques no parque. Não é permitido consumo de bebida alcoólica no interior do espaço. Os visitantes terão oportunidade ainda de praticar o slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o que permite ao praticante andar e fazer manobras por cima).

O parque

O Parque Natural Municipal Fazenda Atalaia foi criado em 1995 pela Lei Municipal 1.596/1995 e regulamentado de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) pela Lei 2.563/2004. O parque está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares - 75% de mata fechada - e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no Estado do Rio de Janeiro.

No local existem trilhas nas quais turistas, jovens, crianças e adultos podem curtir a beleza e o encantamento da natureza. Fontes de águas límpidas, árvores gigantes, riachos, profusão de plantas e flores, com as mais variadas formas, cores e perfumes, além de diversos animais, devidamente devolvidos ao ambiente, são encontrados nessa unidade de conservação.