Passe: alunos que trocam de escola devem alterar cadastro

18/03/2019 15:52:00 - Jornalista: Equipe Educação

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Solicitação é necessária para que o aluno continue com a recarga normal do cartão

Alunos que trocaram de escola devem procurar a Secretaria Municipal de Educação para alterar o seu Passe Escolar. A solicitação deve ser feita no setor do Passe Escolar, na Rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, Novo Botafogo (próximo ao Senai). A comunicação é necessária para que o estudante continue tendo acesso à gratuidade, com a recarga normal do cartão.

Os cartões são dotados de um chip de memória e segurança, onde ficam armazenados os créditos equivalentes ao número de passagens que o estudante utiliza durante o mês letivo. Eles são recarregáveis, substituem o dinheiro e os vales de papel, utilizando uma tecnologia que impede clonagens e falsificações.

A inscrição no Passe Escolar acontece durante todo ano letivo para atender novos alunos ou os que teveram o cartão extraviado, quebrado ou danificado por qualquer tipo de problema.

Primeira via - Para a aquisição da primeira via do Passe Escolar são exigidos os originais dos seguintes documentos: identidade ou certidão de nascimento do aluno; comprovante de residência; declaração escolar específica (com logotipo da Coordenadoria de Transporte, carimbo da escola e da diretora, além da assinatura da mesma) original, sem rasura e dentro da validade de 30 dias. O aluno tem que ir pessoalmente para fazer a foto no setor do passe.

Segunda via - Os alunos que perderam ou tiveram o passe eletrônico danificado têm a chance de solicitar a segunda via. O interessado deve fornecer os seguintes documentos: declaração Escolar específica (com logotipo da Coordenadoria de Transporte, carimbo da escola e da diretora, além da assinatura da mesma), original, sem rasura e dentro da validade de 30 dias (original), carteira de identidade, CPF e comprovante de residência do responsável que vai dar entrada no processo.

Com toda documentação, é emitido um boleto pago no banco Itaú (valor determinado pela tabela de preços públicos do município). Após o pagamento, é necessário retornar ao setor do Passe Escolar com o comprovante de e declaração escolar para solicitação do cartão. A cobrança acontece em caso de danificações. Para furto ou roubo há isenção, mediante apresentação do boletim de ocorrência.