Pela primeira vez escolas aplicam recuperação semestral

04/08/2017 14:16:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Alunos da rede municipal participam de recuperação escolar

Alunos do 6° ao 9° ano da rede municipal estão tendo a chance de recuperar as notas abaixo da média apresentadas nos primeiro e segundo bimestres letivos. A oportunidade serve para os alunos melhorarem os resultados e se envolverem, ainda mais, nos estudos. A aplicação das provas que começam, neste sábado (5), tem como objetivo assegurar a permanência do aluno na sala de aula com foco para melhor rendimento e concentração. Outra proposta é orientar o trabalho do professor quanto aos avanços e dificuldades do aluno. A educação de Macaé conta com 106 escolas municipais, das quais 25 atendem alunos do segundo segmento do Ensino Fundamental, do 6º ao 9° ano.

Com a volta às aulas, na última segunda-feira (31), os alunos tiveram, no decorrer de toda a semana, a chance de rever conteúdos, além de exercícios que foram repassados antes das férias escolares. Nas salas de aula, os professores poderão aplicar prova específica, trabalhos direcionados ou outra atividade pedagógica. No Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, os alunos Guilherme Azevedo e Flávio Valente estão ansiosos com a possibilidade. Eles passarão pela avaliação de recuperação neste sábado, e estão empenhados nos estudos para tirar boas notas. "Esta é a nossa chance. Temos que fazer bonito para chegar no final do ano sem pendências", comenta Guilherme.

De acordo com o diretor da unidade, Roberto Valcácio, cerca de 500 alunos participarão da prova de recuperação. "A avaliação servirá para alunos e profissionais detectarem os avanços e dificuldades encontradas nos estudos das disciplinas do currículo", destaca.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma das 10 medidas que a rede municipal vai implementar para motivar os alunos a frequentarem assiduamente as aulas. "Além da melhoria no desempenho, esta será uma das formas de pais e responsáveis se aproximarem mais da vida escolar."