Pescador Saudável: cuidados com a saúde é foco do projeto

22/05/2015 11:00:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Guga Malheiros

Os profissionais tiveram atendimento com aferição de pressão e glicemia

A subsecretaria de Pesca, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou, nesta sexta-feira (22), o projeto "Pescador Saudável". O objetivo foi oferecer aferição de pressão arterial e glicemia (açúcar no sangue), além de orientar sobre o câncer de pele. Também foi realizado um cadastro com os pescadores pela Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj).

A subsecretária de Pesca, Rizete Ribeiro, explicou que a intenção é fazer com que o pescador cuide cada vez mais da saúde. "Além dessa ação, nós vamos realizar outros eventos ao longo do ano, como Café da Manhã dos Pescadores, e Semana do Peixe", contou.

O pescador Amaro Júnior se surpreendeu com a alteração de pressão ao fazer a verificação. "Não costumo ir ao médico. Só vou quando estou doente. Agora, como vi que minha pressão está alta, vou procurar um para cuidar da minha saúde", disse. Outro que aproveitou a ação foi Almir Barros. "A gente não tem tempo de ir ao médico por causa do trabalho. Graças a Deus a minha pressão e minha glicemia não estão fora do normal", revelou.

Quando os profissionais de saúde constatam que o pescador está com a pressão arterial alterada e a glicemia alta, fazem o encaminhamento para médicos especialistas. A finalidade é que eles tenham o tratamento adequado para cada tipo de situação. Atualmente a subsecretaria de Pesca possui 499 pescadores cadastrados.