Plano de Mobilidade foi pauta de Audiência Pública na Câmara

22/05/2015 10:21:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação – Mobilidade Urbana

O encontro permite que o cidadão contribua para a elaboração do documento

Após a realização de duas audiências públicas para apresentar as diretrizes e projetos conceituais do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, a Prefeitura de Macaé promoveu mais uma consulta popular sobre o tema. Esta foi mais uma chance para que o cidadão pudesse contribuir com a elaboração do documento. A audiência pública aconteceu nesta quarta-feira (20), no plenário da Câmara Municipal.

– Nossa intenção com a realização desta audiência, além da participação da população, foi convocar o legislativo para que também contribuam na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana. Creio que discussões e propostas neste nível são inéditas na cidade. Por isso, espero que sejam implementadas no futuro e que venha a valer a pena para todos – disse o secretário de Mobilidade Urbana, Evandro Esteves.

O Plano foi dividido em seis eixos que, ao final da audiência, foram aprovados pelo público presente. São eles: 1º- o Sistema Ternário Estruturante, composto por três grandes corredores para o transporte de pessoas e de cargas (SRT - Sistema Rápido de Transporte, VLT - Veículo Leve sobre Trilhos e TransLog - Rede de Transporte Logístico Urbano e Regional); 2º- melhorias na fluidez do trânsito, tanto nos locais de chegada a Macaé, quanto o fluxo interno; 3º o transporte coletivo, público e privado; 4º- medidas voltadas a circulação de pedestres e ciclistas; 5º - Gestão da Mobilidade e 6º - Mobilidade na região serrana.

Dentro dos projetos apresentados em cada um destes seis eixos, foram colocadas as propostas de projetos e ações para mobilidade urbana a serem desenvolvidos a curto, médio e longo prazos. Isso inclui um conjunto de fatores que contribuem para uma mobilidade sustentável. Entre elas, a aproximação das pessoas e das localidades para a realização das atividades de estudo, lazer, comércio e negócios; a organização da forma como a cidade irá se distribuir daqui para frente; o estímulo à utilização do transporte público e do transporte não motorizado e a transformação de alguns paradigmas para permitir a mobilidade efetiva na cidade.

Além do vereador Luciano Diniz, que propôs e presidiu a audiência, dos membros da Secretaria de Mobilidade Urbana e da COPPETEC/UFRJ que atuam na elaboração do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé, estiveram presentes também representantes da Coordenadoria Geral de Licitações, da Câmara Permanente de Gestão (CPG), da Controladoria Geral e do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência. Entre os parlamentares, estiveram presentes os vereadores Júlio César de Barros, Manoel Francisco, Maxwell Vaz e Igor Sardinha.


Fotos Relacionadas