Plano de Transportes de Macaé já está pronto

15/04/2005 16:23:51 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Macaé já elaborou o Plano Integrado de Transporte, que demandou longos estudos para regulamentação do transporte coletivo, do serviço de táxi, do transporte escolar e por fretamento e para traçar o perfil dos deslocamentos dos usuários do transporte e avaliação do nível de serviço prestado aos usuários. Os estudos incluíram visitas a cidades como Curitiba, Vitória, Porto Alegre, Belo Horizonte, Petrópolis - e até no exterior, cujos modelos, a nível de transporte e de trânsito, vêm dando certo. O

As mudanças no sistema de transporte do município estão sendo estudadas desde 2002. De acordo com a engenheira de trânsito, Laís de Castro Meireles, a intenção é oferecer à população um transporte de qualidade. Os estudos levaram a um diagnóstico do transporte e trânsito de Macaé, hoje uma das grandes reclamações da população.

Foi verificado que Macaé possui 51 zonas urbanas e nove zonas rurais servidas pelo transporte coletivo por três empresas que operam 53 linhas de ônibus ( 49 urbanas e quatro linhas do centro para os distritos da serra), que atendem a todas as áreas do município. O trânsito em Macaé é impactado por seis municípios vizinhos, principalmente Rio das Ostras e Carapebus.

A partir desses estudos chegou-se à concepção do novo sistema de transporte coletivo para Macaé, o Plano Integrado de Transporte, que deverá ser inaugurado no aniversário do município, em julho. O Plano Integrado de Transporte prevê a construção de seis terminais urbanos – que estão em fase de conclusão e situados no Parque de Tubos, Lagoa, Centro, Barra, Ajuda e Lagomar. O plano inclui ainda a construção de um terminal rodoviário de longo curso - cuja licitação será aberta ainda este mês e ficará situado na entrada da cidade pela RJ-168, próximo ao novo Hospital e novo Fórum - e linhas de transformação – 08 linhas troncais, 10 linhas alimentares e 02 linhas circulares.

O secretário municipal de Transporte, Fernando Magalhães, considera que, com a inauguração do Plano Integrado de Transporte, o macaense contará com um transporte de qualidade e em quantidade suficiente para atender à demanda. Com a regulamentação do transporte coletivo, o trânsito em Macaé também vai melhorar, principalmente nas horas de pico, de manhã e à tarde.

Os seis terminais urbanos serão fechados, padronizados, com banheiros, roletas, lojas, bancos 24h e serão operados um “pool” de empresas. O macaense, ao entrar no terminal, pagará apenas uma passagem, mesmo que mude de coletivo para chegar ao seu destino, desde que não saia do terminal. As linhas alimentadoras serão feitas por vans credenciadas junto à Secretaria Municipal de Transportes.