Plano Diretor promove Oficina de Mobilização no Sana

04/08/2005 16:53:14 - Jornalista: Catarina Brust

Neste sábado (6) será realizada no Sana a 13º Oficina de Mobilização do Plano Diretor. A Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad) dirige a reunião que acontece a partir das 9h, no Centro de Estudos Sanitários e Ambientais (CESA) da Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa). O evento tem a finalidade de explicar o que é o Plano Diretor e ouvir a comunidade sobre as demandas do distrito.

Ao longo do processo de elaboração do Plano Diretor, serão realizadas 30 Oficinas de Mobilização. Nas oficinas a equipe técnica da Cogeplad faz uma apresentação sobre o município de Macaé, explica como será elaborado o Plano Diretor e fomenta a discussão com os moradores sobre as necessidades da localidade.

- As oficinas foram programadas para trazer à tona os problemas da cidade e levar às comunidades a assimilação do que é o Plano Diretor. É uma forma de promover realmente a efetiva participação da população na elaboração de uma Lei que vai planejar e direcionar o crescimento de Macaé – ressalta Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor.

As necessidades que os moradores passam para a coordenadoria do Plano Diretor durante as oficinas, são anotadas para serem discutidas posteriormente: “Nas Oficinas de Mobilização são escolhidos delegados que participarão de novas oficinas de trabalho (cerca de 11) em cada setor administrativo do município, onde os problemas e as demandas das localidades serão aprofundados com a população”, explica Didonet.

Outra etapa do processo de construção do Plano Diretor será a instalação das Câmaras Temáticas. As Câmaras são grupos de trabalho formado por diversos segmentos da sociedade e do poder público que estarão discutindo temas como desenvolvimento econômico e sócio-cultural, meio ambiente, habitação, entre outros. O objetivo principal é “garantir a efetiva participação da população através dos diversos segmentos da sociedade, na definição de uma nova política municipal de desenvolvimento urbano”. Esses diagnósticos temáticos que serão produzidos pelas Câmaras servirão como insumo para a elaboração do texto base do Plano Diretor. A previsão é que as Câmaras funcionem por três meses.

Na próxima semana serão realizadas Oficinas de Mobilização no Parque Lagomar (dia 8), Miramar (10) e Visconde de Araújo (11).