Polo da Serra apresenta balé às mães

17/05/2018 10:11:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Andréa Lisboa

Coreografia inclusiva emociona o público

Depois de pouco mais de um mês de iniciadas as aulas de balé no Polo de Cultura da Serra, no distrito de Glicério, as 36 alunas de iniciação e também da baby class, surpreenderam e emocionaram a plateia apresentando a coreografia ‘Sol’. O evento, em comemoração ao Dia das Mães, realizado na noite de quarta-feira (16), destacou-se por ir além da proposta artística e integradora da comunidade. A dança foi elaborada para incluir Elisa Seixas, 5 anos, autista, e a sua participação, superou as expectativas.

No grupo cheio de meninas especiais, Elisa é uma delas e ficou sorridente e à vontade. Assim como Maria Luiza, também de 5 anos. Sua mãe, a dona de casa Sabrina Fagundes, relata que a menina tem uma rara patologia cardíaca e precisa de atividade física moderada por recomendação médica. Com a reativação do Polo de Cultura, ela pode conciliar esta necessidade ao desejo da filha de fazer balé. "A Luiza está sempre nos mostrando tudo o que aprende aqui. Durante a apresentação, senti orgulho de mim. A gente se vê realizada. Com a sensação de dever cumprido”, revela.

Já Ana Cláudia Benedito, apesar de ter 5 anos, está atuando junto à turma de nove devido ao seu destaque na baby class. A sua mãe acredita que a causa disso não é apenas dom, mas o sonho de ser bailarina que ela está convicta em realizar. Na turma dela está Anny Rocha, 9, moradora do Óleo .“Este dia foi muito importante para mim, porque quis oferecer isso à minha família e especialmente à minha mãe”, diz.

"Nos traz satisfação ver que um trabalho iniciado há tão pouco tempo já foi abraçado por toda a comunidade da região serrana de Macaé, com a presença de pessoas de todos os distritos e com o envolvimento das famílias neste projeto integrador. É gratificante acompanhar este resultado, já prevendo a expansão destas atividades", afirmou o secretário de Cultura, Thales Coutinho.

A coreografia ‘Sol’ com a música Clocks (relógios), de Coldplay, foi elaborada pela professora de balé e dança, Jaqueline Óliveir. Em ‘Sol’, Elisa, o sol, é totalmente incluída, não apenas por ficar no centro da roda, mas por ter sido a inspiração para a dança e por poder ficar à vontade e se expressar como desejar. “Muitas do grupo têm o sonho de ser bailarina. Com o meu trabalho me dedico a colaborar com a busca de cada uma”, frisa a professora.

Mais informações pelo telefone (22) 99209-2604.


Fotos Relacionadas