População participa da Ação pela Cidadania

25/05/2005 17:23:12 - Jornalista: Sérgio Lopes

A Guarda Municipal, em parceria com o Projeto Macaé Cidadão, realizou nesta quarta-feira, dia 25, das 8h às 17h30, na praça Washington Luís, o evento Ação Pela Cidadania.O evento teve início com o Hasteamento das Bandeiras Nacional, do Estado e do Município feito pelos alunos do colégio Ancira Pimentel, que representou a rede municipal de ensino. “Esse dia para nós é motivo de muita alegria. Queremos que o povo participe”, disse o presidente da Guarda, Antônio Franco.

O programa - que beneficiou a população com serviços na área de saúde, educação e meio ambiente - contou também com a participação de várias secretarias. O projeto faz parte das comemorações pelos sete anos de criação da instituição, que começaram no dia 19, quarta-feira, com um culto religioso e a Formatura Geral na sede da corporação.

“Esse programa é importante porque nos dar a oportunidade de ter acesso a serviços gratuitos que teríamos que esperar por algum tempo”, disse a estudante Ana Carla Silva.

Durante o Ação pela Cidadania, a Guarda Municipal apresentou à comunidade os projetos que vêm desenvolvendo, como a Guarda Mirim, o Grupamento Salva-Vida e o Patrulhamento Escolar.

“Esse programa é importante para que nós possamos sentir a Guarda. Nós queremos ter uma Guarda cidadã e treinada para responder às reclamações do povo”, falou o professor Marcelo Sá.

Em parceria com a Guarda, o Programa Macaé Cidadão fez uma exposição dos projetos já desenvolvidos como pesquisa domiciliar, babysitter, educando na cidadania, entre outros.

“É com muita honra que estamos aqui desenvolvendo este trabalho junto com a Guarda para levar a todo o cidadão os serviços prestados por outros órgãos do governo municipal”, declarou Amélia Guedes – coordenadora do Programa Macaé Cidadão.

Já a Secretaria de Saúde realizou ações de aferição de pressão arterial, exame de glicemia, coleta de sangue e verificação de peso e altura. Em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente houve a apresentação do Grupamento de Salva Vida e outras atividades relativas à preservação do meio ambiente.

Através da Secretaria de Educação, houve palestras e depoimentos de representantes das escolas e de guardas qualificados em diversos segmentos profissionais sobre a importância do Patrulhamento Escolar e da presença da Guarda Municipal nas escolas.

As polícias Federal, Militar, Civil e Corpo de Bombeiros participaram do programa com atividades militares, exposição de armamentos e simulação de primeiros socorros. Durante todo este mês, o Patrulhamento Escolar, pertencente ao Departamento Patrimonial, receberá diariamente alunos da rede municipal de ensino para visitação a sede do quartel da guarda com para palestras sobre cidadania.