Portal de Dados Geomacaé será apresentado na próxima terça

14/12/2017 08:51:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Print screen da tela

Objetivo é disseminar informações espaciais municipais na internet

A Secretaria Adjunta de Planejamento apresentará o Portal de Dados Geomacaé, na próxima terça-feira (19), às 10h, no auditório do Paço Municipal, na Avenida Presidente Sodré, 534 - Centro. O objetivo é disseminar informações espaciais municipais na internet. O evento é gratuito e aberto ao público.

O coordenador do projeto, Alfredo Manhães, informou que o Geomacaé é um sistema de informações geográficas (SIG), cujo objetivo é consolidar dados espaciais e descritivos do município, utilizando-se de geotecnologias e do georreferenciamento de dados.

- Neste sistema um elemento posicionado na superfície da terra é associado a um sistema de coordenadas de referência, permitindo saber com precisão sua localização e as ocorrências e fenômenos a ele relacionados -, explicou o coordenador.

Manhães explica, ainda, que o Portal de Dados Geomacaé tem o propósito de disseminar informações espaciais municipais na internet, em atendimento a diversas leis federais referentes à transparência na gestão pública e o acesso à informação.

- As informações espaciais produzidas pelo Geomacaé oferecem subsídios para apoiar o planejamento e a tomada de decisão na área pública nos segmentos de Urbanismo, Energia, Zoneamento, Ambiente, Educação, Habitação, Saúde, dentre outros. Além disso, os dados também estão disponíveis para utilização em organizações privadas, nas mais diversas aplicações, ressaltou.

Quem quiser ter acesso, as informações já estão disponíveis em http://www.macae.rj.gov.br/geomacae/.


Fotos Relacionadas