Pousada da Cidadania completa 13 anos

24/07/2021 14:25:00 - Jornalista: Assessoria Desenvolvimento Social

Foto: Divulgação / Secretaria de Desenvolvimento Social

O aniversário foi comemorado nesta semana

A Pousada da Cidadania, em Macaé, que acolhe pessoas em situação de rua e promove reinserção social, completou 13 anos na última quinta-feira (22). Para marcar a data foi realizada uma festa julina, que respeitou todos os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. O local fornece abrigo temporário e atenção especializada de saúde, educação e assistência social, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, e desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.

"Celebramos uma data tão importante de um projeto que transforma com amor e dignidade a vida de quem um dia esteve em situação de rua. Com a ajuda de parceiros e amigos conseguimos doces, comidas típicas e até lembrancinhas para cada usuário. Neste ano de pandemia não pudemos receber visitas como nos anos anteriores, mas tomamos o cuidado quanto ao uso de máscaras e uso de álcool gel", disse o coordenador da Pousada, Alanderson de Souza.

A Pousada da Cidadania é mantida pela Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, que disponibiliza uma equipe multidisciplinar para acolher a pessoa em situação de rua, que passa antes pela triagem do Centro Pop, e oferece todo o aparato necessário para a inclusão social. Só no primeiro semestre deste ano, foram 229 assistidos pelo programa.

"Foi com um prazer imenso que estivemos na Pousada para comemorar, junto com os 50 cidadãos que ali residem temporariamente, os 13 anos de existência desse equipamento. Nos alegra que possamos promover dignidade, esperança e cidadania aos que já residiram nas ruas e que, ao se desligarem do abrigo, poderão estabilizar suas vidas", frisou o Secretário Municipal de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade, Mauro Torres.

A Pousada da Cidadania fica localizada na rua Orlando Tardelli, 206, Jardim Bela Vista (antigo Hotel Jardim Bela Vista). Atendimento todos os dias, 24h por dia.

Telefone: (22) 2796-1802. E-mail: pousadadacidadania@macae.rj.gov.br.


Fotos Relacionadas