Praia para todos: programa municipal garante acessibilidade

07/12/2017 10:10:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Bruno Campos

Tudo pronto para o projeto começar neste domingo na Praia dos Cavaleiros

Pessoas com deficiência poderão tomar banho de mar, com o suporte da secretaria adjunta de Defesa Civil, que dará início ao projeto "Praia para Todos", a partir das 9h deste domingo (10), no Posto 1, da Praia dos Cavaleiros. Esta será a quarta edição da atividade, na qual guarda vidas conduzem pessoas em cadeira de rodas anfíbia, para um relaxante mergulho nas águas, com direito a brincadeiras nas ondas.

Essa ação da Prefeitura de Macaé visa ampliar e promover a acessibilidade ao banho de mar para cadeirantes e pessoas com limitações físicas. O projeto "Praia para todos" vai funcionar todos os domingos, de 9h às 15h, até o final do verão. Teve início em 2015 e está na quarta edição. Para participar não é preciso fazer inscrição, basta se dirigir ao local. Menores de idade devem estar acompanhados por um responsável.

O secretário adjunto de Defesa Civil, Luciano Castilhos, disse que a equipe que vai conduzir as pessoas com deficiência ao banho de mar é constituída por seis pessoas. "Foram feitos testes de corrida curta e longa na areia; retirada de acidentados no mar e na areia; percurso no mar, transporte de acidentados na areia, flutuabilidade, entre outros treinamentos para garantir bom andamento e qualificação nessa atividade", informa.

Ele ainda diz que mais do que um banho no mar, o projeto tem mudado a vida das pessoas com limitações físicas. "Nossa proposta é promover, cada vez mais, qualidade de vida a esse público", destaca Castilhos. Para esse serviço fluir bem, ele comenta que esteiras serão montadas na areia para facilitar a chegada das pessoas até o mar. "Para a entrada na água, uma cadeira anfíbio com três rodas que flutuam será utilizada. O banho é assistido por familiares e banhistas", completa o secretário.


Fotos Relacionadas