Prazo para cadastro e recadastro para TSU termina dia 28

21/02/2018 10:54:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Interessados devem comparecer na sede da Secretaria de Educação, das 9h às 16h30

Termina na quarta-feira (28) o prazo para cadastro e recadastro no Programa Transporte Social Universitário (TSU). O atendimento acontece das 9h às 16h30 na sede da Secretaria de Educação, que funciona na Rua Antero Perlingeiro, 402, sala 12, térreo - Centro. Não haverá prorrogação. O não comparecimento do usuário no prazo implicará no desligamento do programa.

O programa oferece oportunidade de transporte intermunicipal gratuito para universitários que estudam nas cidades de Campos dos Goytacazes, Rio das Ostras, Rio de Janeiro e Niterói, além daqueles que moram na região serrana e também precisam se deslocar para as faculdades. As vagas para o cadastro novo serão oferecidas de acordo com o número de universitários atendidos, que concluíram os cursos de graduação no segundo semestre letivo de 2017. Ano passado, o programa atendeu cerca de 600 alunos que estudam em faculdades fora de Macaé em cursos que ainda não são oferecidos no município.

Diariamente, o setor do TSU recebe um expressivo número de usuários e universitários interessados. Mariana Conceição Soares, 19 anos, fez questão de comparecer ao cadastro no primeiro dia. "Faço o segundo período da faculdade de Jornalismo no Rio de Janeiro. Se for atendida, vou economizar, pois a passagem não está barata", conta.

Também na torcida para ser atendida, Lívia Azevedo, 20 anos, avaliou que o TSU vai facilitar seu estudo noturno. "Mesmo cursando faculdade pública, temos outros gastos", pontua.

Caso o número de inscrições ultrapasse a capacidade de atendimento, haverá uma seleção prévia que segue os seguintes critérios: não haver em Macaé a graduação pretendida; ter o inscrito vínculo com o município há mais de dois anos; ser o candidato matriculado em instituições públicas e apresentar a renda familiar líquida de até seis salários mínimos ou per capita de um salário mínimo e meio.

Embarques

O Transporte Social Universitário permanecerá em horários específicos. Para os alunos que estudam em Campos dos Goytacazes, o embarque acontece às 5h45, retornando às 12h30. Já os alunos que vão para Campos no horário de 10h30, a volta será às 18h. O universitário que for às 17h15 voltará para Macaé às 22h50. Para as faculdades em Rio das Ostras, o embarque será às 17h30 e retorno às 22h.

Já os universitários que se destinam para as faculdades no Rio de Janeiro e Niterói, o embarque é aos domingos, às 17h15. O retorno do Rio de Janeiro para Macaé acontece às sextas, às 19h30. O universitário que mora na região serrana irá para a faculdade às 16h30 com volta marcada às 22h30.

Documentos para cadastro

O candidato ao cadastro deve apresentar cópia e original dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista, declaração da matrícula (original), comprovante de residência em nome próprio, dos pais, cônjuge ou terceiro, com documento oficial comprobatório (original e cópia), como conta de luz, água, telefone ou gás.

Também devem ser levados original e cópia do comprovante de renda familiar (contracheque, declaração de imposto de renda e/ou carteira de trabalho); comprovante de vínculo com o município de no mínimo dois anos, como IPTU, histórico escolar, contrato de trabalho ou de aluguel registrado em cartório. Neste caso, vale a data do registro no cartório para a contagem do tempo.

As cópias dos documentos devem ser apresentadas cada uma em uma folha. O cadastro somente será realizado mediante a presença do candidato ou de terceiro portando procuração por instrumento público.

Documentos para recadastramento

Para o recadastramento devem ser fornecidas cópias e originais dos seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, carteira de usuário do TSU ou autorização provisória, certidão de quitação eleitoral, certificado de reservista (para homens), comprovante de residência de Macaé (conta de telefone fixo, água, luz ou gás) e declaração de matrícula original da faculdade.

O recadastramento só pode ser feito pelo próprio estudante ou terceiro que esteja com procuração por instrumento público. Em caso de qualquer dúvida, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 2762-2364 ou pelo endereço eletrônico tsu@macae.rj.gov.br.