Pré-matrícula do Vestibular Social continua nesta quarta-feira

04/12/2018 15:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho

São 400 vagas distribuídas por ordem de chegada, nos turnos da manhã, tarde e noite

Os estudantes que sonham garantir uma vaga em universidade deram um passo importante, nesta terça-feira (4), fazendo a pré-matrícula do Vestibular Social da prefeitura. A longa fila que se formou no prédio sede do projeto, na Cidade Universitária, devido à grande procura, não foi motivo para desistir dos sonhos. São 400 vagas, gratuitas, distribuídas por ordem de chegada, nos turnos da manhã, tarde e noite, e a pré-matrícula continua nesta quarta (5), a partir das 8h. A prioridade são os alunos de escolas públicas.

A cabeleireira Renata de Matos Thomazia, moradora no Verdes Mares, foi uma das primeiras a ser atendida pela equipe do Pré-Vestibular. Ela fez a inscrição no turno da noite para o filho Fernando de Matos Duarte, 17 anos, que trabalha durante o dia como Jovem Aprendiz numa empresa. "Ele está em dúvida sobre qual curso superior quer fazer. Está entre Ciências Biológicas, Nutrição e Gastronomia. Acho que fazendo o Pré-Vestibular, além de ganhar mais conhecimentos para passar no Enem, também será uma oportunidade para se decidir. O fato de as aulas serem aqui (na Cidade Universitária) o ajudará porque vai se ambientando com os universitários", disse Renata.

Jonilton Braga, 19 anos, que concluiu o Ensino Médio na Escola Irene Meyreles, disse que quer cursar Engenharia Mecânica em Macaé e já conhece a Cidade Universitária, que oferece o curso pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). "O Pré-Vestibular é conhecido porque dá base para passarmos no Enem. É isto que pretendo. Por isto agarrei esta oportunidade", afirmou o estudante.

O que precisa levar para fazer a pré-matrícula

No ato da pré-matrícula, os interessados devem apresentar originais e cópias dos documentos de identificação pessoal com foto, como carteiras de identidade e de trabalho, CPF, comprovante de escolaridade de conclusão do Ensino Médio ou declaração de frequência para alunos do 2º ano do Ensino Médio deste ano e duas fotos 3x4.

As vagas serão distribuídas nos três turnos da seguinte forma: 130 (manhã), 130 (tarde) e 140 (noite). Os candidatos devem fazer a opção de turno no momento da pré-matrícula. A vaga só estará garantida após a confirmação da matrícula, que será em fevereiro de 2019.

O coordenador do Pré-Vest, professor Reginaldo de Moraes, informa que não terão prioridade na matrícula os alunos que frequentaram o Pré-Vestibular Social por dois anos e aqueles que abandonaram o curso e não justificaram; e não serão aceitos candidatos que estudam em horário integral em escolas públicas ou privadas. "Será dada prioridade aos candidatos que optarem pelo curso noturno e apresentarem declaração de trabalho", destacou.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas