Pré-matrícula: segunda fase prossegue até dia 15

06/12/2017 17:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Etapa é direcionada ao pré I e II; Ensino Fundamental e EJA

Prossegue até o dia 15 (sexta-feira) a segunda etapa da pré-matrícula para novos estudantes que desejam ingressar na rede municipal no ano letivo de 2018. Iniciada na segunda-feira (4), a etapa é apenas direcionada para estudantes das modalidades: Educação Infantil pré I (quatro anos) e II (cinco anos), Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (ciclo I ao V). Os estudantes devem ter quatro e cinco anos completos até dia 31 de março de 2018.

Os interessados devem se cadastrar pelo endereço eletrônico http://sistemas.macae.rj.gov.br:84/prematricula/ ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no polo de atendimento da Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional (antigo Cetep), que funciona na Rua Alfredo Backer, 363 - Centro. No cadastro on-line, os responsáveis pelos alunos não poderão esquecer de apresentar três opções diferentes de unidades escolares que fazem parte da rede municipal.

Os interessados também devem apresentar os seguintes dados: nome completo do candidato, data de nascimento, conforme certidão de nascimento, certidão de casamento ou documento oficial que substitua. Também devem ser apresentados dados como a etapa de Educação Infantil, ano de escolaridade ou ciclo da EJA que deseja cursar em 2018. Além disso, na pré-matrícula, o candidato deve declarar, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado. Na lista são exigidos nomes dos pais ou responsáveis legais e CPF, telefone para contato e e-mail, endereço e rede escolar de origem, quando for o caso.

Caso a família venha optar pela matrícula do aluno em outra unidade escolar, que não seja próxima da residência, o procedimento apenas será formalizado após integral atendimento de outros estudantes residentes nas proximidades das escolas e se ainda houver vagas remanescentes. Além disso, a secretaria poderá alocar o candidato em outra escola municipal, caso não existam vagas na unidade desejada.

A Secretaria de Educação já disponibilizou vagas para maternal I (dois anos) e maternal II (três anos) na primeira etapa da pré-matrícula, encerrada no mês passado.

Resultado da pré-matrícula será dia 10 de janeiro

No dia 10 de janeiro será divulgado o resultado da pré-matrícula no site oficial da prefeitura. Após o resultado, os candidatos, se maiores de idade, ou pais ou responsáveis legais, se menores de idade, deverão comparecer entre os dias 15 e 19 de janeiro a unidade escolar a que forem encaminhados para efetuar a matrícula.

Devem ser apresentados no ato da matrícula os seguintes documentos: originais e cópias da certidão de nascimento; foto 3x4; carteira de vacinação atualizada; cartão SUS e comprovante de residência. Outro documento é a declaração, conforme laudo clínico, se o candidato necessita de atendimento educacional especializado.