Pré-Vestibular Social tem 61 alunos aprovados em universidades

24/03/2017 09:44:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin - Arquivo Secom

Atualmente 360 alunos estudam no curso com aulas nos turnos da manhã, tarde e noite

Aos 19 anos, Lídia Alves é só sorrisos. Depois de um ano de muita dedicação e estudo, ela conseguiu realizar seu maior sonho: ser aprovada em uma universidade gratuita. Matriculada no curso de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no campus de Macaé, Lídia é apenas uma dos alunos do curso Pré-Vestibular Social da Secretaria de Educação de Macaé que estão começando o ano de 2017 como universitários, a maioria em instituições públicas.

“Sem dúvida, o Pré-Vestibular Social foi o que me ajudou a ter boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Consegui tirar 960 na redação, o que me ajudou muito no resultado final. Só tenho a agradecer a toda equipe e a todos os professores”, disse a caloura, que sonha em fazer especialização em Biologia Marinha.

Levantamento feito pela coordenação do Pré-Vestibular aponta que já são 61 os alunos da turma do ano passado aprovados. “Encerramos o ano de 2105 com 168 alunos. Ainda não temos todos os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni), pois muitos estão aguardando reclassificações ou foram aprovados para o segundo semestre. Isso é muito gratificante e mostra que estamos no caminho certo”, diz o coordenador do curso, Reginaldo Moraes, que acredita que a média de aprovação deve ser a mesma dos anos anteriores: 80%, com aluno aprovados em instituições disputadas, como UFRJ, Universidade Federal Fluminense (UFF) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj).

Este ano, o curso conta com 360 alunos, distribuídos nos turnos da manhã, tarde e noite. As aulas acontecem na Cidade Universitária todos os dias. Ao todo, são 11 professores que reforçam todo o conteúdo do Ensino Médio. Os alunos participam de simulados, seguindo padrões dos exames da Uerj, Instituto Federal Fluminense (IFF) e Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).

O curso é inteiramente gratuito, incluindo todo o material didático. A maioria dos alunos inscritos está concluindo este ano o Ensino Médio, e divide seu tempo entre a escola e o Pré-Vestibular Social.