Prefeito acredita que governo federal faça parcerias que beneficiem Macaé

18/02/2005 20:41:47 - Jornalista:

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, esteve em Brasília no dia 18 cumprindo extensa agenda para tratar de assuntos de interesse do município. Em apenas um dia de visita ao Palácio do Planalto foi recebido por três ministros: do Esporte, Agnelo Queiroz; das Cidades, Olívio Dutra, e dos Transportes, Alfredo Pereira do Nascimento. A agenda foi ampliada e o prefeito esteve com o deputado peemedebista José Divino, que estará encaminhando ao ministro das Comunicações, Eunício de Oliveira, o pedido de consolidação de uma estação de rádio e Tv educativas na cidade.
Com o ministro Agnelo Queiroz, o prefeito colocou a cidade de Macaé à disposição do Ministério para que seja transformada num centro de excelência na área esportiva, em função da estrutura já montada com a construção do Ginásio Poliesportivo e a pista de canoagem em Glicério, além da intenção de construir um estádio municipal na Aroeira e a mini vila olímpica na Barra.
Segundo Riverton, o ministro ficou entusiasmado em fazer parceria com município. “Para tanto, estamos preparando um dossiê sobre as atividades esportivas, onde iremos apresentar as áreas que a prefeitura dispõe para transformar o município em centro de referência e excelência para o esporte, com destaque par a o basquete e a canoagem”, disse.
O prefeito destacou que o apoio do Ministério do Esporte permitirá a vinda de equipes técnicas de renome para treinar as equipes nacionais e, ao mesmo tempo fazer um treinamento com os profissionais das diversas áreas esportivas do município, favorecendo a transmissão de conhecimento e técnicas.
Pátio de manobras - O assunto tratado no Ministério dos Transportes, ficou centrado na necessidade de tirar a linha de trem do perímetro urbano. As razões para a mudança foram fundamentadas em pontos cruciais. Entre os principais estão o estrangulamento do trânsito nos horários de rush e as questões de segurança, agravadas pela existência do pátio de manobras, que afeta os moradores dos bairros Miramar e Visconde de Araújo. “O novo traçado da linha de trem possibilitará também absorver com mais facilidade a construção dos pólos industrial, tecnológico e de serviço, e ainda a instalação do porto seco”, completou.
A retirada da linha de trem do centro da cidade trará outra grande vantagem para a população. “Nossa idéia é aproveitar o traçado atual para fazer a ligação de norte a sul da cidade através da implantação do sistema de transporte que estamos nomeando de “Ligeirinho”. Voltando ao tópico segurança, Riverton mencionou o estudo feito pelo vereador Maxuell Vaz, que tem experiência em segurança, que poderá ser uma excelente contribuição para a compreensão do problema.
Parque Lagomar - No encontro com o ministro Olívio Dutra, do Ministério das Cidades, a abordagem focou-se na necessidade de urbanização do Parque Lagomar como fator de proteção ( zona de amortecimento) para o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, além da segurança dos próprios moradores.
“Fomos solicitar o apoio do ministério no sentido de formar uma parceria, pois a área que o município está desapropriando para proteger o Parque Nacional Restinga de Jurubatiba precisa de urbanização também”, relatou Riverton, animado com a recepção dos ministros no Palácio do Planalto.
No dia 2 de março ele voltará à Brasília em companhia do ex-prefeito Silvio Lopes, para o receber do prêmio anual nacional chamado de “Os Municípios Mais Dinâmicos do Brasil”, criado pela Gazeta Mercantil e patrocinado pela Caixa Econômica Federal. Entre os dias 7 e 10, está prevista uma nova ida à capital, desta vez para levar aos ministérios das Cidades e dos Esportes as propostas elaboradas pelo município.