Prefeito anuncia que Educação continua sendo prioridade neste ano letivo

04/02/2016 17:06:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Mauricio Porão

Professores e representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) participam de encontro

O prefeito Dr. Aluízio anunciou durante o Encontro Municipal dos Profissionais da Educação (Empe-2016) que a educação continuará sendo prioridade neste ano letivo. A programação, realizada no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho desde quarta-feira (3), contou com a participação de professores e representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação (Sepe) e foi encerrada nesta quinta-feira (4).

- Mesmo diante da dificuldade econômica, o orçamento da área da Educação está sendo preservado. A prova do investimento é que, em breve, 200 novos professores recentemente convocados tomarão posse para lecionar nas escolas municipais - ressaltou, destacando que o pagamento das férias dos professores está assegurado. "Agradeço a presença de todos neste encontro que marca o início do ano letivo. Peço serenidade e tranquilidade de todos nos momentos difíceis. Todo ambiente educacional merece tolerância e equilíbrio em prol da formação dos estudantes", observou.

Na ocasião, o secretário de Educação, Guto Garcia, apresentou a prestação de contas da Educação de 2015 e algumas ações que serão desenvolvidas neste ano letivo. Entre os destaques aplaudidos pelos professores estão a implementação do mandato participativo nas escolas municipais. "Diante deste modelo não só os diretores serão responsáveis pela gestão nas unidades, mas toda equipe formada por orientadores pedagógicos e educacionais", afirmou. Em seguida o secretário abriu para perguntas do público.

Outra medida destacada por Guto Garcia foi a independência para cada diretor elaborar o horário de atividade do professor. "Nenhum professor da Educação Infantil, Ensino Fundamental e de outras disciplinas ficará sem horário livre de planejamento. A folga e horários de atividades são questões de total autonomia dos dirigentes municipais", comentou.

A formação com o tema "Práticas Pedagógicas da Educação Contemporânea", contou com mesa redonda. Entre os participantes estiveram o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Francisco Esteves; o palestrante comportamental Augusto Dutra, e o professor José Augusto Aguiar. A mesa teve como mediadora a professora Marilena Garcia. Os palestrantes abordaram sobre as práticas pedagógicas que devem ser desenvolvidas para contribuir com o processo ensino aprendizagem.


Fotos Relacionadas