Prefeito articula políticas ambientais para Macaé

07/07/2005 16:51:30 - Jornalista: Janira Braga

O prefeito Riverton Mussi participou nesta quinta-feira (7) do I Encontro da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente do Rio de Janeiro (ANAMMA-RJ), em Petrópolis (RJ), que envolveu chefes do executivo de todas as regiões do estado. No encontro, o prefeito articulou a implantação de políticas ambientais para a cidade e defendeu que os municípios tenham maior autonomia em decisões ambientais.

- Buscamos junto aos órgãos federais e estaduais uma aproximação mais estreita para podermos ter maior poder de decisão – destacou o prefeito. Ele informou que durante o congresso, foram discutidos problemas na área ambiental das cidades fluminenses. “Percebemos que os empecilhos são semelhantes nos diversos municípios e a partir deste encontro, esperamos avançar no setor”, comentou.

Riverton aproveitou o encontro para conversar com a presidente da Fundação Estadual de Engenharia de Meio Ambiente (Feema), Isaura Fraga, sobre problemas ambientais da cidade. A tônica da conversa entre os dois foi buscar alternativas para a realização de parcerias entre estado e município. “Macaé quer se aproximar ainda mais da Feema para encontrar soluções para as dificuldades nesta área”, disse, citando como exemplo a regularização ambiental de empresas.

Isaura Fraga esteve em Macaé na quarta (6) com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, que também participou do encontro da ANAMMA. O prefeito também se encontrou com representantes de outros órgãos ambientais federais e estaduais, como da Superintendência Estadual de Rios e Lagoas (Serla), Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “O meio ambiente é uma das nossas maiores preocupações. Por isso queremos estabelecer parcerias nesta área”, explicou.

Licenciamento ambiental é discutido

Durante o I Encontro da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente do Rio de Janeiro, foram discutidas questões consideradas primordiais para o desenvolvimento ambiental das cidades: Consórcio de Municípios, Comissão Tripartite, Gestão de Resíduos e Licenciamento Ambiental.
A programação, que termina nesta sexta (8), inclui apresentação do diagnóstico ANAMMA dos municípios; mesa redonda com os temas “O Ministério Público e o Meio Ambiente”, “Consórcio de municípios: formação e benefícios”, “Gestão de Resíduos”, “O papel do licenciamento ambiental no desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro”.

Participam do evento prefeitos e secretários de Meio Ambiente do estado do Rio, profissionais técnicos e gestores da área ambiental das esferas municipal, estadual e federal, representantes de instituições acadêmicas no segmento ambiental, ONGs e sociedade em geral.